SESSÃO DE CINEMA

NOITES DE CIRCO

UM FILME FALADO: ESPAÇOS (I)MATERIAIS

COM VÍTOR CONSTÂNCIO, ECONOMISTA, E JOÃO ROSAS, CINEASTA, E MODERAÇÃO DE ANABELA MOTA RIBEIRO

Auditório da Casa do Cinema Manoel de Oliveira
04 JUL 2026 | 17:00

Bilhete: 3€ Desconto de 50% para Amigos de Serralves, jovens até aos 18 anos, estudantes e maiores de 65 anos.

Comprar Bilhete

0407 NOITES DE CIRCO
Fotograma de "Noites de Circo" (1953), Ingmar Bergman

Quinta sessão do ciclo de cinema e conversas Um Filme Falado: Espaços (I)materiais. A sessão contará com a projeção de "Noites de Circo" (1953) de Ingmar Bergman, com a presença de Vítor Constâncio, economista, e João Rosas, cineasta, com moderação de Anabela Mota Ribeiro.

4 JUL | SÁB | 17:00

GYCKLARNAS AFTON | NOITES DE CIRCO

Ingmar Bergman | SWE | 1953 | 93’


Realizado no mesmo ano de Mónica e o Desejo, Noites de Circo é o oposto tonal desse filme, muito embora o seu núcleo dramático lhe seja coerente: fechado, obscuro e emocionalmente violento, Noites de Circo acompanha uma trupe itinerante de circo onde Harriet Andersson (a Mónica do filme anterior que se passeava pelo verão e pela perigosa abertura campestre), volta a estar no centro do drama, interpretando Anne, uma artista circense, amante do dono do circo, e que protagonizará um perigoso jogo de sedução com um outro ator. Para além do negrume dramático e da intensidade do trabalho dos atores, Noites de Circo marca também a primeira colaboração de Bergman com o diretor de fotografia Sven Nykvist.

serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile