APRESENTAÇÃO DO LIVRO SUSSURRO
Maurizio Cattelan
CONVERSA COM P. JOÃO SARMENTO SJ, PHILIPPE VERGNE E SÍLVIA SACADURA
Acesso gratuito

Conversa em torno da exposição Sussurro e do livro que a acompanha e que aprofunda o universo do artista, que propõe olhar para o trabalho de Maurizio Cattelan fazendo uma leitura sobre a dimensão espiritual e simbólica do seu trabalho.
Fortemente influenciado pela iconografia cristã ocidental, ícones, traumas e momentos da História, o trabalho de Cattelan apresenta-os de forma ressignificada, gerando reações entre o humor e o desconforto, revelando o poder da imagem no tempo em vivemos. Maurizio Cattelan surge numa cultura em que a questão do lugar, do papel e da veracidade das imagens está no centro de um mal-estar endémico, e responde com imagens que são, em si, intrusões carregadas de mal-estar.
Com obras que questionam e subvertem os limites dos sistemas de valores contemporâneos, a retrospetiva do artista, Sussurro, é apresentada na Casa e no Parque de Serralves e reúne uma seleção de obras que refletem a abordagem de Cattelan à arte, num enquadramento singular.
A par de um ensaio visual do próprio artista, o livro Sussurro apresenta três perspetivas diferentes e conhecedoras sobre o seu trabalho de Cecilia Alemani, Bernard Blistène e Philippe Vergne, curador da exposição, ilustrando a forma como o humor, a provocação e a história se cruzam no trabalho de Cattelan e sublinhando a convicção de que a arte é uma ferramenta para questionar a realidade e as suas convenções.
Relacionado





João Sarmento, jesuíta desde 2008, foi ordenado padre em 2020. Licenciado em Escultura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e em Filosofia pela Universidade Católica Portuguesa, cursou Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, na Universidade de Comillas em Madrid e na Universidade Católica Portuguesa. É atualmente diretor artístico da Brotéria e professor convidado na ArCo - Centro de Arte e Comunicação Visual.