CONVERSAS COM CIÊNCIA
CONVERSAS COM CIÊNCIA
AS NOVAS FÁBRICAS CELULARES "LOW COST"
A população mundial está em crescimento e projeções apontam para que continuará a crescer até final do século, constituindo um desafio de dimensões globais para garantir alimento, medicamentos e energia para todos.
Este desafio é ainda mais exigente quando as abordagens na atualidade são altamente poluentes ou pouco sustentáveis, sendo urgente encontrar alternativas eficientes, verdes e amigas do ambiente que salvaguardem a vida no nosso planeta. Neste contexto, um grupo de bactérias que acompanha a história da Terra há milhares de milhões de anos tem o poder de vir a mudar a face de muitos setores da Biotecnologia e indústrias.
Nesta conversa serão dadas a conhecer as cianobactérias: o que são, onde se encontram, onde reside o seu poder que inspira gerações de cientistas das mais variadas disciplinas, e como através de ferramentas modernas de bioinformática, biologia molecular e biologia sintética, e bioprocessos é possível explorar o potencial para gerar fábricas celulares “low cost” dos mais variados produtos.
Parceria científica
Relacionado
Paulo Oliveira tem dedicado a sua carreira científica ao estudo de cianobactérias, sempre com o objetivo de usar estes microrganismos para aplicações Biotecnológicas. Investigou o potencial das cianobactérias como sistemas sustentáveis para a produção de biocombustíveis; envolveu-se em projetos para tornar as cianobactérias como alternativas mais “verdes” à síntese química; e procura aplicar a Engenharia Genética para usar cianobactérias para produção de vacinas para Aquacultura. Assim, a Microbiologia e a Biotecnologia são duas constantes no seu trabalho, motores de inovação e motivação para a sua investigação. Paulo Oliveira concluiu a licenciatura em Biologia na Universidade do Porto (UP), e o doutoramento na Universidade de Uppsala, Suécia, onde também fez um pós-doutoramento. Após o seu regresso a Portugal, integrou o grupo de Bioengenharia e Microbiologia Sintética do i3S, UP. Atualmente, é Professor Auxiliar na UP e investigador no CIIMAR, no grupo Produtos Naturais de Cianobactérias.