SESSÃO DE CINEMA: L’UNE CHANTE, L’AUTRE PAS | RÉPONSE DE FEMMES

RETROSPETIVA AGNÈS VARDA

Casa do Cinema Manoel de Oliveira
06 NOV 2022 | 17H00

Todos os filmes serão apresentados na sua língua original e legendados em português.

Por motivos de força maior o programa poderá ser alterado.


__________


Acesso

Bilhete (1 sessão): 3€

Estudante/Jovem, Maiores de 65 e Amigos de Serralves: 1,5€

O acesso ao Auditório da Casa do Cinema é feito pela Rua de Serralves nº 873, 30 minutos antes do início da sessão.

0611 RETROSPETIVA AGNES VARDA

06 NOV | DOM | 17H00

RÉPONSE DE FEMMES | L’UNE CHANTE, L’AUTRE PAS

FR, URSS, 1975-1977, 128 min.

RÉPONSE DE FEMMES
FR, 1975, 8 min.


Em 1975, a propósito da celebração do “Ano da Mulher”, o canal de televisão Antenne 2 convidou sete realizadoras a responder, em sete minutos, à questão “O que é uma mulher?”. Esta é a resposta de Agnès Varda, “Réponse de femmes”, um momento de encontro e diálogo entre várias mulheres que discutem as questões do sexo, do desejo, da publicidade e da descendência (querer, ou não, ter filhos). A certa altura uma mulher grávida e nua dança e ri com entusiasmo, o que provocou inúmeras queixas dos espetadores mais púdicos.


L’UNE CHANTE, L’AUTRE PAS
FR, URSS, 1977, 120 min.


“L'une chante l'autre pas” (Uma Canta, a Outra Não) é um musical feminista que começa por descrever a vida de duas mulheres parisienses em 1962: Pauline (Valérie Mairesse) é uma estudante de 17 anos que sonha tornar-se cantora, Suzanne (Thérèse Liotard) é uma mãe de 22 anos que se ocupa dos seus dois filhos e de um pai com tendências suicidas. O filme mostra, de forma alternada, as suas vidas paralelas no contexto das lutas do movimento feminista dos anos sessenta e setenta. Os seus percursos cruzam-se, pela primeira vez, quando uma ajuda a outra a fazer um aborto (que foi legalizado em França em 1974). Depois disso, perdem-se de vista e reencontram-se dez anos mais tarde, tendo cada uma delas seguido caminhos muito diferentes. Duas formas de ser mulher e dois modos da luta feminista.

serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile