DOURO, FAINA FLUVIAL | PORTO DA MINHA INFÂNCIA
UM FILME FALADO: OLIVEIRA E A HISTÓRIA DO CINEMA
COM RITA BENIS (INVESTIGADORA DE CINEMA) E SUSANA DE SOUSA DIAS (CINEASTA) E MODERAÇÃO DE ANABELA MOTA RIBEIRO
Bilhete: 3€
Desconto de 50% para Amigos de Serralves, jovens até aos 18 anos, estudantes e maiores de 65 anos.
Comprar Bilhete

Nona e última sessão do Ciclo de Cinema e Conversas Um Filme Falado: Oliveira e a História do Cinema, com conceção e moderação de Anabela Mota Ribeiro. Este ciclo, dedicado à relação de vários momentos e tendências significativas da história do cinema com a obra de Manoel de Oliveira, prossegue com o tema Documentário, com a projeção dos filmes Douro, Faina Fluvial (1931) e Porto da Minha Infância (2001), ambos de Manoel de Oliveira. Após a projeção, terá lugar uma conversa com Rita Benis, investigadora de cinema, e Susana de Sousa Dias, cineasta, com moderação de Anabela Mota Ribeiro.
6 DEZ | SÁB | 17h00
DOCUMENTÁRIO
DOURO, FAINA FLUVIAL
Manoel de Oliveira | POR | 1931 | 20'
Filme inaugural da singular obra cinematográfica de Manoel de Oliveira, Douro, Faina Fluvial faz coexistir sequências de poesia visual com um retrato documental dos trabalhos no rio Douro, e mais especificamente da sua margem direita, na sua passagem pela cidade do Porto. Resultado da forte inspiração que os “filmes-sinfonia” exerceram sobre Oliveira (nomeadamente Berlim, Sinfonia de uma Cidade de Walter Ruttmann), o vanguardismo de Douro, Faina Fluvial, sobretudo no que respeita à força expressiva da montagem, determinou que o filme não tivesse sido bem recebido pela audiência portuguesa que assistiu à sua estreia no V Congresso Internacional da Crítica em Lisboa. Bem diferente foi, porém, a reação de alguns críticos estrangeiros, Émile Vuillermoz ou Luigi Pirandello, que de imediato reconheceram as qualidades do filme e o potencial do jovem realizador.
PORTO DA MINHA INFÂNCIA
Manoel de Oliveira | POR | 2001 | 61'
Filme na primeira pessoa, Porto da Minha Infância é um olhar do seu realizador, Manoel de Oliveira, sobre o seu lugar originário, a cidade do Porto, e o tempo que os atravessou e modificou (a ele e à cidade). O acesso a este itinerário pela memória faz-se através dos mais diversos materiais: imagens de arquivo, fotografias, excertos de filmes do próprio realizador e a reencenação de vivências passadas. Exemplo de uma das facetas mais singulares do cinema de Oliveira – a gestão, numa mesma linha de discurso, de múltiplas e intrincadas camadas de tempo – Porto da Minha Infância documenta, através de um ponto de vista subjetivo e nos limites do que vulgarmente se entende como documentário, a persistência da memória face à transitoriedade do real.
Relacionado





Anabela Mota Ribeiro nasceu em 1971 em Trás-os-Montes. Vive e trabalha em Lisboa. Fez licenciatura e mestrado em Filosofia na Universidade Nova de Lisboa. No doutoramento, que frequenta, prossegue o estudo do escritor brasileiro Machado de Assis. Foi visiting research fellow da Brown University em 2019. Publicou os livros O Sonho de um Curioso (2003), com 14 entrevistas, Este Ser e não Ser - Cinco Conversas com Maria de Sousa (2016), Paula Rego por Paula Rego (2016), A Flor Amarela - Ímpeto e Melancolia em Machado de Assis (2017), Por Saramago (2018) e Os Filhos da Madrugada (2021 e 2022). Jornalista freelance, colaborou com diversos jornais e revistas. É autora e apresentadora de programas de televisão. Os mais recentes: Curso de Cultura Geral (2017 e 2018, RTP2), e Os Filhos da Madrugada (2021 e 2022, RTP3). Enquanto programadora cultural, colabora com instituições de referência. Entre outros projetos, assinou, com José Eduardo Agualusa, a curadoria da Feira do Livro do Porto em 2017, 2018 e 2020. É membro do Conselho Geral da Universidade de Coimbra. Desde 2013 disponibiliza o seu arquivo no site www.anabelamotaribeiro.pt. Gosta de cinema desde sempre.
Atividades Relacionadas

PRÓXIMAS
O FANTASMA APAIXONADO
UM FILME FALADO: OLIVEIRA E A HISTÓRIA DO CINEMA
Saber mais
Comprar

PRÓXIMAS
AQUELA LOIRA
UM FILME FALADO: OLIVEIRA E A HISTÓRIA DO CINEMA
Saber mais
Comprar

PRÓXIMAS
SERENATA À CHUVA
UM FILME FALADO: OLIVEIRA E A HISTÓRIA DO CINEMA
Saber mais
Comprar

PRÓXIMAS
DOURO, FAINA FLUVIAL | PORTO DA MINHA INFÂNCIA
UM FILME FALADO: OLIVEIRA E A HISTÓRIA DO CINEMA
Saber mais
Comprar