SESSÃO DE CINEMA

DOURO, FAINA FLUVIAL | PORTO DA MINHA INFÂNCIA

UM FILME FALADO: OLIVEIRA E A HISTÓRIA DO CINEMA

COM RITA BENIS (INVESTIGADORA DE CINEMA) E SUSANA DE SOUSA DIAS (CINEASTA) E MODERAÇÃO DE ANABELA MOTA RIBEIRO

Auditório da Casa do Cinema Manoel de Oliveira
6 DEZ 2025 | 17:00

Bilhete: 3€

Desconto de 50% para Amigos de Serralves, jovens até aos 18 anos, estudantes e maiores de 65 anos.


Comprar Bilhete

0612 DOURO, FAINA FLUVIAL
Fotograma de "Porto da Minha Infância" (2001), Manoel de Oliveira.

Nona e última sessão do Ciclo de Cinema e Conversas Um Filme Falado: Oliveira e a História do Cinema, com conceção e moderação de Anabela Mota Ribeiro. Este ciclo, dedicado à relação de vários momentos e tendências significativas da história do cinema com a obra de Manoel de Oliveira, prossegue com o tema Documentário, com a projeção dos filmes Douro, Faina Fluvial (1931) e Porto da Minha Infância (2001), ambos de Manoel de Oliveira. Após a projeção, terá lugar uma conversa com Rita Benis, investigadora de cinema, e Susana de Sousa Dias, cineasta, com moderação de Anabela Mota Ribeiro.

6 DEZ | SÁB | 17h00

DOCUMENTÁRIO

DOURO, FAINA FLUVIAL

Manoel de Oliveira | POR | 1931 | 20'

Filme inaugural da singular obra cinematográfica de Manoel de Oliveira, Douro, Faina Fluvial faz coexistir sequências de poesia visual com um retrato documental dos trabalhos no rio Douro, e mais especificamente da sua margem direita, na sua passagem pela cidade do Porto. Resultado da forte inspiração que os “filmes-sinfonia” exerceram sobre Oliveira (nomeadamente Berlim, Sinfonia de uma Cidade de Walter Ruttmann), o vanguardismo de Douro, Faina Fluvial, sobretudo no que respeita à força expressiva da montagem, determinou que o filme não tivesse sido bem recebido pela audiência portuguesa que assistiu à sua estreia no V Congresso Internacional da Crítica em Lisboa. Bem diferente foi, porém, a reação de alguns críticos estrangeiros, Émile Vuillermoz ou Luigi Pirandello, que de imediato reconheceram as qualidades do filme e o potencial do jovem realizador.

PORTO DA MINHA INFÂNCIA

Manoel de Oliveira | POR | 2001 | 61'

Filme na primeira pessoa, Porto da Minha Infância é um olhar do seu realizador, Manoel de Oliveira, sobre o seu lugar originário, a cidade do Porto, e o tempo que os atravessou e modificou (a ele e à cidade). O acesso a este itinerário pela memória faz-se através dos mais diversos materiais: imagens de arquivo, fotografias, excertos de filmes do próprio realizador e a reencenação de vivências passadas. Exemplo de uma das facetas mais singulares do cinema de Oliveira – a gestão, numa mesma linha de discurso, de múltiplas e intrincadas camadas de tempo – Porto da Minha Infância documenta, através de um ponto de vista subjetivo e nos limites do que vulgarmente se entende como documentário, a persistência da memória face à transitoriedade do real.


Relacionado

Anabela Mota Ribeiro
Anabela Mota Ribeiro
Susana de Sousa Dias
Susana de Sousa Dias
Rita Benis
Rita Benis
Anabela Mota Ribeiro
Anabela Mota Ribeiro

Anabela Mota Ribeiro nasceu em 1971 em Trás-os-Montes. Vive e trabalha em Lisboa. Fez licenciatura e mestrado em Filosofia na Universidade Nova de Lisboa. No doutoramento, que frequenta, prossegue o estudo do escritor brasileiro Machado de Assis. Foi visiting research fellow da Brown University em 2019. Publicou os livros O Sonho de um Curioso (2003), com 14 entrevistas, Este Ser e não Ser - Cinco Conversas com Maria de Sousa (2016), Paula Rego por Paula Rego (2016), A Flor Amarela - Ímpeto e Melancolia em Machado de Assis (2017), Por Saramago (2018) e Os Filhos da Madrugada (2021 e 2022). Jornalista freelance, colaborou com diversos jornais e revistas. É autora e apresentadora de programas de televisão. Os mais recentes: Curso de Cultura Geral (2017 e 2018, RTP2), e Os Filhos da Madrugada (2021 e 2022, RTP3). Enquanto programadora cultural, colabora com instituições de referência. Entre outros projetos, assinou, com José Eduardo Agualusa, a curadoria da Feira do Livro do Porto em 2017, 2018 e 2020. É membro do Conselho Geral da Universidade de Coimbra. Desde 2013 disponibiliza o seu arquivo no site www.anabelamotaribeiro.pt. Gosta de cinema desde sempre.

serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile