SESSÃO DE CINEMA

SERENATA À CHUVA

UM FILME FALADO: OLIVEIRA E A HISTÓRIA DO CINEMA

COM DANIEL MOREIRA (COMPOSITOR E MUSICÓLOGO) E JOÃO ROSAS (CINEASTA) E MODERAÇÃO DE ANABELA MOTA RIBEIRO

Auditório da Casa do Cinema Manoel de Oliveira
8 NOV 2025 | 17:00

Bilhete: 3€

Desconto de 50% para Amigos de Serralves, jovens até aos 18 anos, estudantes e maiores de 65 anos.


Comprar Bilhete

0811 SERENATA À CHUVA
Fotograma de "Serenata à Chuva" (1952), Gene Kelly e Stanley Donen.

Oitava sessão do Ciclo de Cinema e Conversas Um Filme Falado: Oliveira e a História do Cinema, com conceção e moderação de Anabela Mota Ribeiro. Este ciclo, dedicado à relação de vários momentos e tendências significativas da história do cinema com a obra de Manoel de Oliveira, prossegue com o tema Musical, com a projeção do filme Serenata à Chuva (1952) de Gene Kelly e Stanley Donen. Após a projeção, terá lugar uma conversa com o compositor e musicólogo Daniel Moreira e o cineasta João Rosas, com moderação de Anabela Mota Ribeiro.

8 NOV | SÁB | 17h00

MUSICAL

SINGIN' IN THE RAIN | SERENATA À CHUVA

Gene Kelly e Stanley Donen | USA | 1952 | 103'

Título fundamental do clássico musical americano, Serenata à Chuva é o produto de uma série de canções de Arthur Freed, transformadas num desfile de cor e movimento por Stanley Donen e Gene Kelly. Reportando-se à transição do mudo para o sonoro, o filme é um olhar para dentro dos bastidores de Hollywood, em que um casal de estrelas do mudo tenta adaptar-se à nova realidade ao protagonizar uma grande produção sonora. A sucessão quase ininterrupta de números musicais faz de Serenata à Chuva um dos melhores exemplos do “musical de dança integrada”, a segunda e mais popular tendência do género, surgida nos anos 30 e que se tornaria dominante nas próximas décadas.


Relacionado

Anabela Mota Ribeiro
Anabela Mota Ribeiro
Anabela Mota Ribeiro
Anabela Mota Ribeiro

Anabela Mota Ribeiro nasceu em 1971 em Trás-os-Montes. Vive e trabalha em Lisboa. Fez licenciatura e mestrado em Filosofia na Universidade Nova de Lisboa. No doutoramento, que frequenta, prossegue o estudo do escritor brasileiro Machado de Assis. Foi visiting research fellow da Brown University em 2019. Publicou os livros O Sonho de um Curioso (2003), com 14 entrevistas, Este Ser e não Ser - Cinco Conversas com Maria de Sousa (2016), Paula Rego por Paula Rego (2016), A Flor Amarela - Ímpeto e Melancolia em Machado de Assis (2017), Por Saramago (2018) e Os Filhos da Madrugada (2021 e 2022). Jornalista freelance, colaborou com diversos jornais e revistas. É autora e apresentadora de programas de televisão. Os mais recentes: Curso de Cultura Geral (2017 e 2018, RTP2), e Os Filhos da Madrugada (2021 e 2022, RTP3). Enquanto programadora cultural, colabora com instituições de referência. Entre outros projetos, assinou, com José Eduardo Agualusa, a curadoria da Feira do Livro do Porto em 2017, 2018 e 2020. É membro do Conselho Geral da Universidade de Coimbra. Desde 2013 disponibiliza o seu arquivo no site www.anabelamotaribeiro.pt. Gosta de cinema desde sempre.

serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile