VISITA ORIENTADA À EXPOSIÇÃO OSCAR MURILLO: TOGETHER IN OUR SPIRITS
Oscar Murillo: Together in Our Spirits
Com Lauren Mendinueta, poeta, ensaísta, crítica de arte e professora universitária
Bilheteira
Bilhete Visita Orientada
Adulto residente em Portugal: 12€
Adulto não residente em Portugal: 15€
Entrada gratuita para crianças até aos 12 anos;
Desconto de 50% para Amigos de Serralves, jovens até aos 18 anos e maiores de 65 anos
Lauren Mendinueta é uma poeta e crítica de arte colombiana a viver em Portugal há quase duas décadas. A sua visita à exposição OSCAR MURILLO: TOGETHER IN OUR SPIRITS, terá lugar no dia 9 de abril, no 76º aniversário do Bogotazo, o dia mais sangrento e importante da história da Colômbia no século XX.
Oscar Murillo é conhecido internacionalmente pela forma singular como aborda nas suas obras temas como a coletividade, a desigualdade social e as tensões geopolíticas. Serralves convida a esta Visita Guiada por Lauren Mendinueta, uma poeta que viveu a violência no seu país e conhece as muitas faces da migração e o exílio. Mendinueta propõe uma forma diferente e pessoal de ver e sentir as peças em exposição. A visita será uma viagem à poesia das obras expostas, num encontro entre palavras e imagens, onde a história pessoal irá ao encontro da história coletiva, sublinhando a importância do ativismo cultural num mundo cada vez mais desprovido de arte e de poesia.
Relacionado
Lauren Mendinueta (Barranquilla, Colômbia 1977). Poeta, ensaísta, crítica de arte e professora universitária. Tem trabalhado maioritariamente em Portugal, país onde vive desde 2007. Em 2011 ganhou o Prémio Nacional de Ensaio e Crítica de Arte do Ministério da Cultura da Colômbia pelo seu trabalho sobre a série escultórica Casa Viúva da artista plástica colombiana Doris Salcedo. Em 2022 realizou uma residência artística no MAR (Museu de Arte do Rio), no programa Atelier Poético da Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI). Autora de uma dúzia de livros em vários géneros, uma parte da sua obra literária é um testemunho da violência política e social do seu país, centrada na memória expandida da realidade que se reconstrói desde os exílios e as condições marginalizadas do género, entre outras temáticas. Organiza eventos literários para a Fundação José Saramago e para a OEI, entre os que destacam os Encontros Ibero-Americanos de poesia e Música e a Noite da Literatura Ibero-Americana em Lisboa. Autora multipremiada, a sua poesia tem sido traduzida para seis línguas e publicada em vários países, sendo considerada uma das poetas mais prestigiadas da sua geração na língua espanhola.