SESSÃO DE CINEMA

A PASSAGEIRA

Um Filme Falado: Os Temas de Oliveira

Com Susana de Sousa Dias (cineasta) e Catarina Alves Costa (cineasta) e moderação de Anabela Mota Ribeiro

Casa do Cinema Manoel de Oliveira
09 NOV 2024 | 17:00

O acesso ao Auditório da Casa do Cinema é feito pela Rua de Serralves nº 873, 30 minutos antes do início da sessão.

Bilhete: 3€
Desconto de 50% para Amigos de Serralves, jovens até aos 18 anos, estudantes e maiores de 65 anos.

Comprar Bilhete

0911 FilmeTemasOliveira.A PASSAGEIRA
Fotograma de "A Passageira" (1963), Andrzej Munk e Witold Lesiewicz

Oitava sessão do ciclo de cinema e conversas Um Filme Falado: Os Temas de Oliveira, com concepção e moderação de Anabela Mota Ribeiro. Este ciclo, dedicado a vários núcleos temáticos presentes na obra de Manoel de Oliveira, prossegue com o tema História, com a projeção do filme A Passageira (1963) de Andrzej Munk e Witold Lesiewicz, e será seguida por uma conversa com as cineastas Susana de Sousa Dias e Catarina Alves Costa, com moderação de Anabela Mota Ribeiro.


HISTÓRIA

9 NOV | SÁB | 17h00

PASAZERKA | A PASSAGEIRA

Andrzej Munk e Witold Lesiewicz | POL | 1963 | 62’

Convidados: Susana de Sousa Dias (cineasta) e Catarina Alves Costa (cineasta)


No início dos anos 60, Lisa, uma mulher alemã a residir nos Estados Unidos, viaja à sua terra natal com o marido americano Walter a bordo de um cruzeiro transatlântico. Assim que atracam em Inglaterra, Lisa fica perturbada ao ver uma certa passageira a embarcar. Ela é igual a uma prisioneira polaca chamada Marta, que Lisa conhecera no tempo da Segunda Guerra Mundial, quando foi guarda no campo de concentração de Auschwitz, e que julgava morta. O enredo do filme é retirado de um romance da escritora polaca Zofia Posmysz, ela própria uma sobrevivente de Auschwitz, apresentando um olhar realista sobre a desumanidade dos campos de concentração vista através dos olhos de uma mulher, membro das SS. Tendo Andrzej Munk morrido inesperadamente antes de terminar o filme, este viria a ser concluído por Witold Lesiweicz, com base no material deixado pelo realizador prematuramente falecido.

Relacionado

Anabela Mota Ribeiro
Anabela Mota Ribeiro
Anabela Mota Ribeiro
Anabela Mota Ribeiro

Anabela Mota Ribeiro nasceu em 1971 em Trás os Montes. Vive e trabalha em Lisboa. Fez licenciatura e mestrado em Filosofia na Universidade Nova de Lisboa. No doutoramento, que frequenta, prossegue o estudo do escritor brasileiro Machado de Assis. Foi visiting research fellow da Brown University em 2019. Publicou os livros “O Sonho de um Curioso” (2003), com 14 entrevistas, "Este Ser e não Ser - Cinco Conversas com Maria de Sousa" (2016), "Paula Rego por Paula Rego" (2016), "A Flor Amarela - Ímpeto e Melancolia em Machado de Assis" (2017), "Por Saramago" (2018) e "Os Filhos da Madrugada" (2021 e 2022). Jornalista freelance, colaborou com diversos jornais e revistas. É autora e apresentadora de programas de televisão. Os mais recentes: Curso de Cultura Geral (2017 e 2018, RTP2), e Os Filhos da Madrugada (2021 e 2022, RTP3). Enquanto programadora cultural, colabora com instituições de referência. Entre outros projectos, assinou, com José Eduardo Agualusa, a curadoria da Feira do Livro do Porto em 2017, 2018 e 2020. É membro do Conselho Geral da Universidade de Coimbra. Desde 2013 disponibiliza o seu arquivo no site www.anabelamotaribeiro.pt. Gosta de cinema desde sempre. 

serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile