SONOSCOPIA
Tarek Atoui: Waters’ Witness / O testemunho das águas
Performance | ativação da exposição
Acesso mediante compra de bilhete para o Museu de Arte Contemporânea.
Lotação limitada.
Uma importante vertente que atravessa desde sempre as experiências sonoras de Tarek Atoui é a colaboração. A grande maioria dos seus trabalhos envolve e desenvolve-se a partir da participação de outros. Pode tratar-se de designers, instaladores, músicos, especialistas de gravações de campo, ouvintes. Acontece muitas vezes que as suas instalações se oferecem como plataformas relacionais muito diretas, uma vez que podem ser ativadas pelo público e por outros artistas. Em Serralves, a sua exposição O Testemunho das Águas contará com o artista sonoro Alan Affichard e abrir-se-á a um grupo de músicos e de artistas portugueses, assim como a estudantes de escolas de artes convidados a dialogar e interagir com os trabalhos instalados. Para além de workshops colaborativos e de formação, serão organizadas performances durante todo o tempo de duração da mostra e os artistas poderão intervir e envolver-se com uma diversidade de sons que farão parte da exposição em diferentes fases, evoluindo desde o seu despertar no inverno até ao encerramento em pleno verão.
Em 2018, Tarek Atoui desenvolveu o projeto I/E Porto, de onde resultaria uma recolha de sons que integram a presente exposição. Para ele contribuíram o exímio trabalho do especialista em gravações de campo Eric La Casa e a colaboração da associação portuense Sonoscopia com alguns dos músicos e artistas a ela ligados. O levantamento de locais e visitas de campo teve a participação deste grupo e o projeto teve como momento final uma performance sonora no Parque de Serralves com todos os envolvidos: Atoui, La Casa, Alberto Lopes, Gustavo Costa e Henrique Fernandes.
A Sonoscopia volta agora a uma colaboração com Atoui, desta feita com duas performances de ativação da exposição O Testemunho das Águas.
A Sonoscopia é uma associação/plataforma de criação, produção e promoção de projetos artísticos e educativos, centrada essencialmente nas áreas da música experimental, improvisada e eletroacústica, na exploração e investigação sonora e no seu cruzamento interdisciplinar.