THE ÁLVARO SIZA TALKS 2025
Acesso diário: 5€ (50% de desconto para Amigos de Serralves, estudantes e maiores de 65 anos)

A Tradição é um desafio à inovação. É feita de enxertos sucessivos. Sou conservador e tradicionalista, isto é:
movo-me entre conflitos, compromissos, mestiçagem, transformação.
Álvaro Siza
Todos os anos, em novembro, o Museu de Arte Contemporânea de Serralves convida arquitetos, estudantes e interessados em arquitetura em geral a participar, durante três dias consecutivos, numa série de reflexões e debates sobre a arquitetura contemporânea em torno de temas e valores presentes na obra de Álvaro Siza.
Na convicção de que a arquitetura é uma forma de conversa, cada edição do evento foi concebida como uma conversa alargada em torno de um tema que ajuda a centrar a troca de ideias e a proporcionar um enquadramento para as sessões. O título proposto para a edição deste ano das The Álvaro Siza Talks é Conversas entre Tradição e Inovação.
A relação entre tradição e inovação está no cerne de toda a atividade artística, e a arquitetura, portanto, não é exceção. A obra de Álvaro Siza fala-nos continuamente dessa relação, que se transforma numa tensão produtiva no seu processo criativo. Cada geração tem de refletir sobre a sua relação com a tradição. Uma tradição que – ao contrário do que se poderia pensar e tal como acontece também com a verdadeira liberdade criativa – não pode ser tida como garantida, mas tem de ser adquirida ou conquistada com esforço por cada arquiteto ou atelier. Talvez uma das características definidoras da condição contemporânea seja a presença simultânea de múltiplas tradições.
O trabalho dos arquitetos que participam na edição deste ano das Talks levanta – de forma mais ou menos consciente e de diversas maneiras, mas sempre com intensidade – essa discussão. A conferência de abertura será proferida por Wang Shu e os oradores incluem Ángela García de Paredes (Paredes Pedrosa, Madrid), Cristina Guedes e Francisco Vieira de Campos (Menos é Mais, Porto), Matthias Sauerbruch e Louisa Hutton (sauerbruch hutton, Berlin), Camilo Restrepo Ochoa (AGENdA, Medellín) e Paul e Johannes Robbrecht (Robbrecht en Daem, Ghent).
Para além de Álvaro Siza, o Comité Científico das "The Álvaro Siza Talks" é composto por Eduardo Souto de Moura, Farrokh Derakhshani (Director do Prémio Aga Khan de Arquitectura), Philippe Vergne (Director do Museu de Arte Contemporânea de Serralves) e Carles Muro (coordenador das The Álvaro Siza Talks).
"The Álvaro Siza Talks" são organizadas pela Fundação de Serralves em colaboração com o Prémio Aga Khan de Arquitectura.
PROGRAMA
12 NOV
19:00: BOAS-VINDAS
19:30: CONFERÊNCIA DE ABERTURA, WANG SHU
13 NOV
18:30: CRISTINA GUEDES, FRANCISCO VIEIRA DE CAMPOS (MENOS É MAIS, PORTO)
19:30: PAUL AND JOHANNES ROBBRECHT (ROBBRECHT EN DAEM ARCHITECTEN, GHENT)
14 NOV
17:30: CAMILO RESTREPO OCHOA (AGENDA, MEDELLÍN)
18:30: ÁNGELA GARCÍA DE PAREDES (PAREDES PEDROSA, MADRID)
19:30: LOUISA HUTTON (SAUERBRUCH HUTTON, BERLIN)
As conferências serão em inglês com tradução simultânea para português.
Relacionado





(Madrid, Espanha, 1958)
Ángela García de Paredes formou-se na Escola Técnica Superior de Arquitetura de Madrid (ETSAM) em 1982 e obteve o doutoramento em Arquitetura, também pela ETSAM, em 2015. Juntamente com Ignacio García Pedrosa, fundou o gabinete Paredes Pedrosa Arquitectos em 1990. Os seus trabalhos incluem a Câmara Municipal de Valdemaqueda, o Teatro Valle Inclán em Madrid, o Museu de Arqueologia em Almeria, o Centro de Congressos de Peñíscola, o Espaço Torner em Cuenca, o Museu da Villa Romana de Olmeda em Palência, as Bibliotecas Públicas de Ceuta e Córdoba, o Auditório de Lugo e a renovação do Banco de Espanha em Madrid. O trabalho de Paredes Pedrosa tem sido reconhecido com inúmeros prémios, incluindo a Medalha de Ouro Espanhola pelo Mérito nas Belas Artes (2014), o Prémio Espanhol de Arquitetura (2007), o Prémio AR de Arquitetura Emergente (Londres, 1999), o Prémio de Arquitetura de Madrid, a Medalha de Ouro Internacional de Arquitetura Sustentável e, mais recentemente, o seu gabinete foi distinguido com o Prémio Nacional Espanhol de Arquitetura 2023. Ángela é professora de Projeto de Arquitetura na ETSAM e foi recentemente eleita membro da Real Academia de Belas Artes de San Fernando, em Espanha.