Apresentação do Catálogo da exposição “Jean-Marie Straub e Danièle Huillet - Na cratera do vulcão”

Com Bernardo Pinto de Almeida e António Preto

Casa do Cinema Manoel de Oliveira
15 FEV 2024 | 18:30

Acesso gratuito, mediante inscrição no link.

1502 Apresentação do Catálogo da exposição “Jean-Marie Straub e Danièle Huillet - Na cratera do vulcão”

Nesta conversa com Bernardo Pinto de Almeida (poeta, ensaísta e Professor Catedrático de História e Teoria da Arte, Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto) teremos oportunidade de renovar pontos de vista sobre a obra de Straub-Huillet, discutindo as razões que fazem desta obra um dos marcos do cinema moderno.

O catálogo, publicado no âmbito da exposição que a Casa do Cinema Manoel de Oliveira dedica à obra de Jean-Marie Straub e Danièle Huillet, apresenta ensaios inéditos de António Preto (diretor da Casa do Cinema e curador da exposição), António Guerreiro (crítico literário e professor), Maria Filomena Molder (filósofa e Professora Catedrática, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa) e Ute Holl (realizadora e professora na Universidade de Basileia), a que acresce a reedição de textos de Barbara Ulrich Straub (atriz e colaboradora de Straub) e de Santos Zunzunegui (crítico e historiador de cinema), bem como a transcrição de uma conversa que, em 1975, juntou Jean-Marie Straub, Danièle Huillet, Marcel Hanoun, Robert Kramer e Manoel de Oliveira.


Relacionado

António Preto
António Preto
Bernardo Pinto de Almeida
Bernardo Pinto de Almeida
António Preto
António Preto

António Preto é diretor da Casa do Cinema Manoel de Oliveira, Fundação de Serralves. Doutorado em Estudos Cinematográficos pela Université Paris-Diderot – Paris 7, com uma tese intitulada Manoel de Oliveira: Cinéma et littérature (2011), foi docente, entre 2012 e 2018, dos cursos de Cinema e Audiovisual da Escola Superior Artística do Porto e da Universidade Lusófona do Porto. Até 2018 desenvolveu igualmente projetos como comissário e programador independente, entre os quais o ciclo de cinema Manoel de Oliveira: O imaginário do Douro (Fundação de Serralves e Teatro Municipal de Vila Real, 2018), a retrospetiva integral Teresa Villaverde (Auditório de Serralves, 2018), o ciclo de cinema e exposição Edgar Pêra: Uma Retrospetiva (Museu de Serralves, 2016, com extensão na Galeria Municipal e Teatro Cine de Torres Vedras, em 2017). Merecem ainda destaque a coordenação editorial e consultoria de programação da retrospetiva integral Manoel de Oliveira – Grande Plano, Câmara Municipal do Porto e Fundação de Serralves, 2015, bem como o comissariado da exposição Manoel de Oliveira / José Régio – Releituras e fantasmas, Fundação de Serralves e Centro de Memória de Vila do Conde, 2009-2010. Tem participado em inúmeros colóquios e conferências internacionais centrados, sobretudo, no cinema português e em Manoel de Oliveira, colaborando em diversas publicações.

serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile