JOAN MIRÓ: MATERIALIDADE E METAMORFOSE

CICLO DE CONVERSAS E VISITAS

Palácio Nacional da Ajuda

08 SET 2017 A 13 FEV 2018
1709 JOAN MIRÓ: MATERIALIDADE E METAMORFOSE Ajuda


O Ministério da Cultura, através da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), e a Fundação de Serralves apresentam no Palácio Nacional da Ajuda a exposição "Joan Miró: Materialidade e Metamorfose”, composta por 85 obras da coleção Joan Miró que são propriedade do Estado português. 


Após o enorme sucesso alcançado na Casa de Serralves, onde esteve patente entre outubro de 2016 a junho de 2017, registando a afluência recorde de 240.048 visitantes, a mostra chega agora ao Palácio Nacional da Ajuda na sequência de um protocolo assinado entre a DGPC e a Fundação de Serralves.

"Joan Miró: Materialidade e Metamorfose” é comissariada pelo destacado especialista mundial na obra de Miró Robert Lubar Messeri. A sua apresentação original na Casa de Serralves teve projeto expositivo de Álvaro Siza Vieira. 


A mostra abarca um período de seis décadas da carreira de Joan Miró, de 1924 a 1981, debruçando-se de forma particular sobre a transformação das linguagens pictóricas que o artista catalão começou a desenvolver nos anos 20 do século passado. São abordadas as suas metamorfoses artísticas nos campos do desenho, pintura, colagem e trabalhos em tapeçaria, observando-se em detalhe o pensamento visual de Miró, o modo como trabalha com sensações que variam entre o táctil e o ótico, bem como os processos de elaboração das obras.

A Galeria D. Luís I, no Palácio Nacional da Ajuda, receberá as mesmas peças que estiveram expostas na Casa de Serralves: seis pinturas da famosa série sobre masonite de 1936, seis sobreteixims (tapeçarias) de 1972 e 1973 e uma das extraordinárias telas queimadas, de uma série de 5, criada para a grande retrospetiva de Miró no Grand Palais de Paris, em 1974.


Foto Pedro Sadio, © Fundação de Serralves, Porto

serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile