SESSÃO DE CINEMA

HISTÓRIA DE UM FOTÓGRAFO

MODOS DE REVER: O CINEMA SOB INFLUÊNCIA (DA PINTURA)

COM FRANCISCO NORONHA, CRÍTICO DE CINEMA E CINEASTA, E JOÃO REIS, ATOR, E MODERAÇÃO DE ISABEL LOPES GOMES

Auditório da Casa do Cinema Manoel de Oliveira
17 OUT 2026 | 17:00

Bilhete: 3€ Desconto de 50% para Amigos de Serralves, jovens até aos 18 anos, estudantes e maiores de 65 anos.

Comprar Bilhete

1710 HISTÓRIA DE UM FOTÓGRAFO
Fotograma de "História de um Fotógrafo" (1966), Michelangelo Antonioni.

Sétima sessão do ciclo de cinema e conversas Modos de Rever: O Cinema Sob Influência (da Pintura). A sessão, dedicada ao tema Pop Art, contará com a projeção de "História de um Fotógrafo" (1966) de Michelangelo Antonioni, com a presença do crítico de cinema e cineasta Francisco Noronha e do ator João Reis, com moderação de Isabel Lopes Gomes.


17 OUT | SÁB | 17:00

POP ART

BLOW-UP | HISTÓRIA DE UM FOTÓGRAFO

Michelangelo Antonioni | UK, ITA, USA | 1966 | 111’


Um fotógrafo de sucesso em Londres, cujo mundo se limita à moda, música pop, droga e sexo fácil, sente que a sua vida é entediante e desesperadora. Mas, no decorrer de um único dia, ele captura sem saber uma morte em filme, que precipitará uma série de acontecimentos cada vez mais bizarros. Este vertiginoso filme de Michelangelo Antonioni cristalizou o ambiente e a iconografia da swinging London dos anos 60, ao mesmo tempo que continuou a sua cruzada de indagação emocional moderna, desta feita numa paleta em tons de pop art, que o próprio continuaria no seu filme seguinte Zabriskie Point (1970).


Relacionado

ISABEL LOPES GOMES
ISABEL LOPES GOMES
ISABEL LOPES GOMES
ISABEL LOPES GOMES

Nasceu em 1976. É Doutoranda na Universidade de Coimbra no Colégio das Artes, no Doutoramento em Arte Contemporânea, e membro do CEIS 20 — Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX. Realizou documentários sobre artistas, entre os quais: Arte Vida / Vida Arte - Alberto Carneiro (2013); Spiritual Exercises - Bosco Sodi (2014); Rua José Escada - José Escada (2015) e Pintar a Ideia - Manuel-Casimiro (2018). Em 2024 irá estrear o seu último documentário – Retrato de Ausência - sobre a obra do artista Nikias Skapinakis. Realizou e apresentou diversos magazines culturais exibidos na RTP: ZOOM; Estação das Artes; Documentários sobre a Bienal de Veneza e o Photo Espanha assim como a Série Design PT exibida em 2015 na RTP2. Foi curadora em 2019 da exposição: Da história das imagens (o fotográfico na obra de Manuel Casimiro) apresentada no Museu Arpad Szenes – Vieira da Silva.

serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile