JOAN MIRÓ: MATERIALIDADE E METAMORFOSE

CICLO DE CONVERSAS E VISITAS

Fondazione Bano, Padua, Itália

10 MAR 2018 A 22 JUL 2018
1803 JOAN MIRÓ: MATERIALIDADE E METAMORFOSE Napoles


A Fundação de Serralves apresenta na cidade italiana de Pádua a exposição "Joan Miró: Materialidade e Metamorfose”, composta por 85 obras da coleção Joan Miró, propriedade do Estado português. A exposição é apresentada na Fondazione Bano, uma relevante instituição cultural de Itália. Tem inauguração marcada para o próximo dia 9 de março, às 18h, com a presença do Ministro da Cultura, Luís Filipe de Castro Mendes, e da Presidente da Fundação de Serralves, Ana Pinho.


Após o enorme sucesso alcançado em Serralves, onde teve lugar a sua primeira apresentação pública entre outubro de 2016 a junho de 2017, com mais de 240 mil visitantes, e depois da apresentação no Palácio Nacional da Ajuda entre setembro de 2017 e fevereiro de 2018, com 49.265 visitantes, a exposição segue agora para a Fondazione Bano, onde fica patente até julho de 2018.


A Fondazione Bano é uma importante instituição cultural italiana. Foi fundada em 1997 por Federico Bano, um empresário italiano da área da moda que adquiriu o Palácio Zabarella, em Pádua, com o objetivo de o recuperar e transformar num centro de artes e cultura. Desde a sua exposição inaugural em 1997 (uma retrospetiva do pintor francês Maurice Utrillo), a instituição já recebeu mais de 2 milhões de visitantes e organizou dezenas de exposições dedicadas à arte dos seculos XIX e XX, de artistas como Giacomo Balla, Francesco Hayez, Caravaggio, Gian Lorenzo Bernini, Anton Raphael Mengs, Picasso, Giorgio de Chirico, Antonio Canova, Modigliani, entre vários outros. A Fondazione Bano trabalha em estreita colaboração com os mais importantes museus e colecionadores de todo o mundo para apresentar aos seus públicos obras de reconhecido valor.


A exposição "Joan Miró: Materialidade e Metamorfose” organizada por Serralves e que agora é apresentada nos espaços do Palácio Zabarella é, mais uma vez, coordenada por Marta Almeida, diretora-adjunta do Museu de Serralves, e comissariada pelo destacado especialista mundial na obra de Miró, o norte-americano Robert Lubar Messeri.   


A mostra abarca um período de seis décadas da carreira de Joan Miró, de 1924 a 1981, debruçando-se de forma particular sobre a transformação das linguagens pictóricas que o artista catalão começou a desenvolver nos anos 20 do século passado. São abordadas as suas metamorfoses artísticas nos campos do desenho, pintura, colagem e trabalhos em tapeçaria, observando-se em detalhe o pensamento visual de Miró, o modo como trabalha com sensações que variam entre o táctil e o ótico, bem como os processos de elaboração das obras.


Local: Fondazione Bano, Palazzo Zabarella, via degli Zabarella 14 – 35121 Pádua, Itália


serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile