SESSÃO DE CINEMA: LES GLANEURS ET LA GLANEUSE | AGNÉS VARDA – PIER PAOLO PASOLINI

RETROSPETIVA AGNÈS VARDA

RETROSPETIVA AGNES VARDA

Casa do Cinema Manoel de Oliveira
18 SET 2022 | 18H00

Todos os filmes serão apresentados na sua língua original e legendados em português.

Por motivos de força maior o programa poderá ser alterado.


__________


Acesso

Bilhete (1 sessão): 3€

Estudante/Jovem, Maiores de 65 e Amigos de Serralves: 1,5€

O acesso ao Auditório da Casa do Cinema é feito pela Rua de Serralves nº 873, 30 minutos antes do início da sessão.

1809 RETROSPETIVA AGNÈS VARDA

18 SET | DOM | 18H00

AGNÉS VARDA – PIER PAOLO PASOLINI – NEW YORK – 1967
FR, USA | 1967-2022 | 4 min.

Em 1966, Agnès Varda encontrou-se com o cineasta italiano Pier Paolo Pasolini em Nova Iorque e filmou-o, com a sua câmara de 16mm sem som, enquanto este caminhava pela 42nd Street. No ano seguinte, gravou uma conversa com o colega e amigo e montou som e imagem num pequeno retrato do homem e do seu entendimento da sociedade, do cinema e da religião. Este pequeno filme permaneceria esquecido e inédito até 2021. Foi, entretanto, restaurado e digitalizado e é agora apresentado pela primeira vez em Portugal.


LES GLANEURS ET LA GLANEUSE
FR, 2000, 82 min.

A prática da respiga consiste na recuperação de tudo aquilo que os outros não querem ou deixam para trás. Os respigadores atuais são aqueles que se abastecem nas sobras dos mercados ou que, para comer, procuram restos nos caixotes do lixo. Agnès Varda parte da história e da iconografia de uma prática secular, desenvolvendo um inquérito sobre as origens jurídicas, económicas, éticas e culturais do reaproveitamento, e assim procurando repensar o lugar desse modo de vida na contemporânea sociedade de consumo. Sendo que a respigadora do título é a própria realizadora, que, experimentando pela primeira vez uma pequena câmara digital, se assume como “recolectora” das imagens que os outros não querem ver nem fazer. Um filme-ensaio feito, ele próprio, de um trabalho de reciclagem, onde a cineasta se reinventa a partir dos detritos.

serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile