ANDREAS TROBOLLOWITSCH

O MUSEU COMO PERFORMANCE

HYBRID #1 – ⥀18

Museu
18 OUT — 17:00 | 19 OUT — 16:00

Acesso:
Mediante aquisição bilhete Serralves
Desconto de 25% na aquisição de bilhetes para os dois dias. Cumulativo com os descontos habituais (Estudantes e >65 anos).
Entrada gratuita para Amigos de Serralves.

Comprar Bilhete

1810 HYBRID #1 OMCP

Performance, 40’

18 OUT, 17:00

Garagem do museu (piso inferior)

19 OUT, 16:00

Hall do museu

hybrid #1 – ⥀18 é uma composição/instalação sonora composta por vários gira-discos mecânicos, flautas e balões. As flautas são tocadas pelo ar expelido pelos balões e são postas em rotação pelos gira-discos. Durante este processo, o som é modificado de várias formas: de modo constante, devido à diminuição da pressão do ar, incluindo alterações de intensidade e timbre; e de modo abrupto, incluindo mudanças de altura, quando o modo de execução alterna entre “sobre-sopro” e execução “normal”. Além disso, os três gira-discos rodam a velocidades diferentes, recompondo sucessivamente o conjunto sonoro.

Nesta versão ampliada, pensada para dois espaços distintos do Museu de Serralves, a instalação é expandida com um ensemble de vozes que imita os sons modulados das flautas no campo microtonal, interagindo com eles e/ou amplificando-os parcialmente. Há também um aspeto visual que é adicionado: os intérpretes que aparecem e desaparecem repetidamente entre os grandes balões brancos em rotação. Assim, não só a nível sonoro, mas também visual, existe uma convergência entre a instalação e os performers.

Participação: Ensemble Vocal Pro Musica; Dirigido por: José Manuel Pinheiro


Relacionado

Andreas Trobollowitsch
Andreas Trobollowitsch
Andreas Trobollowitsch
Andreas Trobollowitsch

Andreas Trobollowitsch é um músico eletroacústico, compositor e artista sonoro austríaco sediado em Viena. Estudou musicologia e teoria do jazz em Viena e Paris e escreveu a sua dissertação sobre a abordagem espacial nas composições de Karlheinz Stockhausen e John Cage. Trabalha extensivamente nos campos da composição eletroacústica e improvisação, e compôs para dança, teatro, cinema e rádio. Recentemente, tem-se concentrado principalmente em composições conceptuais, instalações sonoras e instrumentos musicais desenvolvidos por ele próprio, baseados em sistemas de rotação, vibração e feedback. O seu interesse pela dicotomia entre o intelectual e o físico é evidente, uma vez que inclui aspetos visuais, espacialidade, movimento e as suas relações com o som.

Algumas presenças em festivais incluem: Festival Novas Frequências (Rio de Janeiro), Lisboa Soa, Tsonami Festival (Valparaíso), Festival Maintenant (Rennes), Festival Dotolimpic (Seul), Sonica (Liubliana), Cynetart (Dresden), Elevate (Graz). E locais como: SuperDeluxe Club (Tóquio), Ex Teresa Arte Actual (Cidade do México), Condit (Buenos Aires), MAM – Museu de Arte Moderna, Museu de Arte do Rio de Janeiro, Instituto Moreira Salles (São Paulo), The Renaissance Society (Chicago), Harvestworks (Nova Iorque).

Editou CDs e DVDs pela schraum (Berlim), Monotype Records (Varsóvia), Filmarchiv Austria (Viena), Crónica (Porto), Sonoscopia (Porto), mAtter (Tóquio), Futura Resistenza (Bruxelas/Roterdão) e Wire Tapper, Below The Radar Special Edition. Foi distinguido com a Bolsa do Estado para Composição, o Start Stipendium para música e artes performativas, bem como várias encomendas e apoios.

 

https://trobollowitsch.hotglue.me

 

serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile