SESSÃO DE CINEMA

AS EXTRAORDINÁRIAS DESVENTURAS DA MENINA DE PEDRA | MÁSCARAS DE CERA

MODOS DE REVER: O CINEMA E O IMAGINÁRIO DO MUSEU

COM PAULO CUNHA, PROFESSOR E INVESTIGADOR, E NELSON ARAÚJO, PROFESSOR E INVESTIGADOR, E MODERAÇÃO DE ISABEL LOPES GOMES

Auditório da Casa do Cinema Manoel de Oliveira
19 JUL 2025 | 17:00

Bilhete: 3€

Desconto de 50% para Amigos de Serralves, jovens até aos 18 anos, estudantes e maiores de 65 anos.


Comprar Bilhete

1907 AS EXTRAORDINÁRIAS DESVENTURAS
Fotograma de "As Extraordinárias Desventuras da Menina de Pedra" (2019), Gabriel Abrantes

Quarta sessão do Ciclo de Cinema e Conversas Modos de Rever: O Cinema e o Imaginário do Museu, com programação e moderação de Isabel Lopes Gomes. Dando seguimento ao ciclo transato, onde se explorou a aproximação do cinema com as artes plásticas, este segundo momento procura refletir sobre as representações do museu no cinema, em diferentes períodos da sua história e até à contemporaneidade. Esta sessão contará com a projeção de As Extraordinárias Desventuras da Menina de Pedra (2019) de Gabriel Abrantes, e Máscaras de Cera (1953) de André de Toth, à qual se seguirá uma conversa com os professores e investigadores Nelson Araújo e Paulo Cunha, moderada por Isabel Lopes Gomes.

19 JUL | SÁB | 17:00

LES EXTRAORDINAIRES MÉSAVENTURES DE LA JEUNE FILLE DE PIERRE | AS EXTRAORDINÁRIAS DESVENTURAS DA MENINA DE PEDRA

Gabriel Abrantes | FRA, POR | 2019 | 20'

Cansada de ser um ornamento arquitetónico banal, uma escultura foge do Louvre para se confrontar com a vida real das ruas de Paris. No estilo invulgar, surreal e cómico do seu autor, esta curta-metragem é simultaneamente um apelo e uma manifestação para o inalienável valor da liberdade, como de resto o próprio Gabriel Abrantes afirma: "Queria fazer um filme sobre arte e a sua relação com a política. O filme é uma metáfora da arte que quer escapar às restrições institucionais do museu e tornar-se politicamente empenhada no “mundo real”."

HOUSE OF WAX | MÁSCARAS DE CERA

André de Toth | USA | 1953 | 88'

Uma das obras mais bem conseguidas do húngaro André de Toth, um veterano da Série B americana, "Máscaras de Cera" narra a história de um escultor nova-iorquino que abre um museu de cera para exibir as semelhanças de figuras históricas famosas. No entanto, esta abordagem traz-lhe problemas com o seu parceiro de negócios, que exige que as exposições se tornem mais extremas, fazendo utilizando esse apelo lúrido para aumentar os lucros. A presença de Vincent Price e de uma série de truques visuais justificam a influência que o filme teve no cinema de terror posterior, influenciando uma série de realizadores vindouros e inspirando outros filmes de temática semelhante, incluindo um remake.


Relacionado

Isabel Lopes Gomes
Isabel Lopes Gomes
Nelson Araújo
Nelson Araújo
 Paulo Cunha
Paulo Cunha
Isabel Lopes Gomes
Isabel Lopes Gomes

Nasceu em 1976. É Doutoranda na Universidade de Coimbra no Colégio das Artes, no Doutoramento em Arte Contemporânea, e membro do CEIS 20 — Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX. Realizou documentários sobre artistas, entre os quais: Arte Vida / Vida Arte - Alberto Carneiro (2013); Spiritual Exercises - Bosco Sodi (2014); Rua José Escada - José Escada (2015) e Pintar a Ideia - Manuel-Casimiro (2018). Em 2024 irá estrear o seu último documentário – Retrato de Ausência - sobre a obra do artista Nikias Skapinakis. Realizou e apresentou diversos magazines culturais exibidos na RTP: ZOOM; Estação das Artes; Documentários sobre a Bienal de Veneza e o Photo Espanha assim como a Série Design PT exibida em 2015 na RTP2. Foi curadora em 2019 da exposição: Da história das imagens (o fotográfico na obra de Manuel Casimiro) apresentada no Museu Arpad Szenes – Vieira da Silva.

 

serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile