O ERRO COMO APRENDIZAGEM

ARTE E ESPIRITUALIDADE

ARTE E ESPIRITUALIDADE

txt 0.875 data display

16 JUL 2019

Acesso: €5 (50% desconto para Estudantes, >65 e Amigos de Serralves)

1907 O ERRO COMO APRENDIZAGEM ARTE E ESPIRITUALIDADE

Na Arte, como na Ciência, não existe um lado certo e um errado. Ambas são processos que decorrem tanto da história quanto do arrojo, do intuito, da vitalidade, do confronto com o desconhecido. Contra o saber científico de então, e apesar da ausência de instrumentos que o pudessem sustentar, Galileu percebeu que a física dos astros era igual à da Terra. Colocando em risco tanto a reputação quanto a vida, usou erros metodológicos, seus e alheios, para mudar mil e quinhentos anos de certezas geocêntricas. Hoje, a obsessão pelo sucesso, pela formatação do ensino vergado à ascensão social, castiga o erro como se este não nascesse da mão dos deuses que habitam a criatividade. O Homem erra porque tenta. E tentará sempre enquanto houver matéria que o provoque e espírito que se incendeie, pronto para a rebelião.

Pedro Abrunhosa

Oradores:
Gonçalo M. Tavares
Professor Sobrinho Simões

Comissariado do Ciclo de Conferências: Pedro Abrunhosa e Paulo Mendes Pinto

Galeria da Exposição

6
5
4
3
2
1
6
6
6

Relacionado

Gonçalo M. Tavares
Gonçalo M. Tavares
Maria João Costa
Maria João Costa
Professor Sobrinho Simões
Professor Sobrinho Simões
Gonçalo M. Tavares
Gonçalo M. Tavares

BIOGRAFIA

Gonçalo M. Tavares nasceu em 1970. Desde 2001 publicou livros em diferentes gêneros literários, traduzidos em mais de 50 países. É já um dos escritores de língua portuguesa mais traduzidos de sempre. Os seus livros receberam vários prêmios em Portugal e no estrangeiro. 
Com Jerusalém recebeu alguns dos mais importantes prémios.
Com Aprender a rezar na Era da Técnica recebeu o Prix du Meuilleur Livre Étranger 2010 (França), prêmio atribuído antes a Robert Musil, Orhan Pamuk, John Updike, Philip Roth, Gabriel García Márquez, Salman Rushdie, Elias Canetti, entre outros.
Alguns outros prêmios internacionais: Prêmio Portugal Telecom 2007 e 2011 (Brasil), Prêmio Internazionale Trieste 2008 (Itália), Prémio Belgrado 2009 (Sérvia), Grand Prix Littéraire du Web – Culture 2010 (França), Prix Littéraire Européen 2011 (França). 
Foi por diferentes vezes finalista do Prix Médicis e Prix Femina.
Uma Viagem à Índia recebeu, entre outros, o Grande Prêmio de Romance e Novela APE 2011.
Os seus livros deram origem, em diferentes países, a peças de teatro, dança, peças radiofônicas, curtas-metragens e objetos de artes plásticas, dança, vídeos de arte, ópera, performances, projetos de arquitetura, teses acadêmicas, etc. – bem como a inúmeras traduções.


serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile