A ESPIRITUALIDADE LAICA
ARTE E ESPIRITUALIDADE
DE ULISSES AO CASAMENTO DE AMOR
txt 0.875 data display
Orador: Luc Ferry
Dez anos durara a guerra em Tróia e dez anos mais há-de durar o regresso de Ulisses a casa, Ítaca. Um retorno que é, afinal, a busca de um homem pelo seu próprio lugar num universo semeado de desarmonia. Este trajecto que vai do caos à concórdia é, mais do que uma aventura, uma reflexão profunda que resgata cada homem à conformidade passiva do destino. Calypso, deusa, ninfa de múltiplos encantos e cujo nome significa ‘ocultar ou ‘encobrir’, apaixonada por Ulisses, oferece-lhe a imortalidade e juventude eterna em troca da sua permanência na ilha que habita. Ulisses negará sempre algo mais do que apenas a mortalidade que é, escolhendo viver ao lado de sua mulher e filho, Penélope e Telémaco, na perfeita consciência de que, um dia, o fim virá. ‘Conhece-te a ti mesmo’, inscrição no templo de Delfos, revela-se, em Ulisses, como o início de uma jornada que levará a humanidade a uma demanda dialogante sobre os ideais de felicidade enquanto vivência e não como esperança que só a morte revelará. Será este, desde o ínicio, o grande embate entre Filosofia e Religião. A fuga ao destino, enquanto lugar social consagrado e imutável, é definitivamente abraçada na sequência da primeira revolução industrial. Meios de produção, comunicações, novas fontes de energia farão milhões deslocar-se em busca de trabalho e melhor vida. Já não casarão pela pressão da aldeia, do pároco, da família mas por escolha própria. Penélope mora em Manchester, nas Américas, em Vizela. Onde houver pão, será Ítaca.Pedro Abrunhosa
Galeria da Exposição
Relacionado
Biografia
Pesquisador associado de filosofia e de Ciências Políticas, doutorado em Ciências Políticas, antigo ministro da Juventude, da Educação Nacional e da Investigação, Luc Ferry é o autor de numerosos trabalhos que conheceram muito sucesso.
Entres estes trabalhos estão "Aprender a viver – Tratado de filosofia a destino das novas gerações” (2006 Prémio Aujourd’hui), "A sabedoria dos mitos, aprender a viver II” (2008), "A Revolução do amor – Para uma espiritualidade laica” (2010), "A invenção da vida Boémia, 1830-1900” (2012), "A inovação destruidora” (2014), "Sabedorias de ontem e de hoje” (2014), "Crónicas do tempo presente” (2014).
"Mitologia e filosofia” - coleção Le Figaro/Plon em 20 volumes (2015), "A Revolução transhumanista – Como a tecnomedicina e a uberização do mundo vão modificar as nossas vidas!" (Abril 2016), "7 maneiras de ser feliz ou os paradoxos da felicidade” (Novembro 2016), " A enciclopédia fiolosófica, as palavras da filosofia” coleção Le Figaro/Plon em 30 volumes (2017), "O dicionário amoroso da filosofia” – Plon 2018, "Sabedoria e loucura do mundo que aí vem, como preparar as nossas crianças?” com Nicolas Bouzou XO (2019).
Os seus livros são traduzidos em mais de 20 países.
Ferry é também cronista do Figaro, da Radio Classique e do canal de informação LCI