CONVERSA: UM OBJETO E SEUS DISCURSOS POR SEMANA

SOBRE A OBRA ‘CENÁRIO PARA A REPRESENTAÇÃO DA PEÇA "O EGO DA CÓMODA" UMA FARSA PARA TRÊS PERSONAGENS’

Biblioteca
30 NOV 2019
1911 CONVERSA: UM OBJETO E SEUS DISCURSOS POR SEMANA

Com Pedro Barateiro, Ana Jotta e moderação de Ricardo Nicolau

A Fábrica Rio Vizela, uma das maiores fábricas têxteis da Europa no início do século XX, foi a fonte de financiamento que permitiu ao seu proprietário, o Conde de Vizela, encomendar e construir a Casa de Serralves, entre o início dos anos 1930 e os primeiros anos da década seguinte. Em 2009, para a sua primeira exposição individual em Serralves, "Teoria da Fala”, o artista Pedro Barateiro (Almada, 1979) decidiu investigar as relações entre a "casa cor-de-rosa”, os seus requintes arquitetónicos e decorativos, e as histórias absolutamente interrelacionadas da art déco, do capitalismo e do colonialismo. A conversa sobre uma das obras criadas especificamente para aquela mostra, e que integra a Coleção de Serralves – Cenário para a representação da Peça "O Ego da Cómoda – uma Farsa para Três Personagens – permitirá uma fascinante viagem pela História do século passado e, em ano de celebração dos 30 anos da Fundação e dos 20 anos do Museu, pela própria história de Serralves.


Esta conversa integra o ciclo de debates UM OBJETO E SEUS DISCURSOS POR SEMANA organizado pela Câmara Municipal do Porto, um projeto de conhecimento da cidade através das suas instituições e dos seus objetos, que acontece todos os sábados às 18h00. Tendo por protagonista um objeto, dois convidados e um moderador ajudam o público a descobrir as múltiplas leituras que esse objeto esconde, tornando-o assim mais acessível e informado, procurando trazer novos olhares ao espaço que o acolhe e, consequentemente, o espaço maior que nos acolhe: a cidade.


Acesso: gratuito mediante levantamento prévio de bilhete através de http://www.umobjetoeseusdiscursos.com/

Lotação: 80 pessoas

Créditos da imagem: Foto Filipe Braga, © Fundação de Serralves, Porto.

serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile