Conferência

OLAFUR ELIASSON

A ESFERA, NA ARTE E NA MATEMÁTICA

Biblioteca
08 FEV 2020

Acesso: 3€ (Amigos de Serralves, estudantes e maiores 65 anos: 50% desconto)

Lotação: 80 pessoas

2002 A ESFERA, NA ARTE E NA MATEMÁTICA

Com Étienne Ghys, diretor de pesquisa do Centre National de La Recherche Scientifique.

Étienne Ghys, matemático francês e diretor de pesquisa do Centre National de La Recherche Scientifique, estará na biblioteca de Serralves a falar sobre A ESFERA, NA ARTE E NA MATEMÁTICA. Nesta conferência, a ser realizada em português, Ghys partilhará o seu fascínio matemático pelas esferas, relacionando-o com a obra de Olafur Eliasson apresentada no Museu e Parque de Serralves.

Relacionado

Étienne Ghys
Étienne Ghys
Étienne Ghys
Étienne Ghys

Étienne Ghys é um matemático francês. Contribuiu para a criação e desenvolvimento do laboratório de matemática da Escola Normal Superior de Lyon. Viveu alguns anos no Rio de Janeiro. O seu trabalho científico centra-se na geometria, topologia e sistemas dinâmicos. Por exemplo, devemos-lhe resultados que permitem uma melhor compreensão da topologia da famosa borboleta de Lorenz, um paradigma da teoria do caos. Nos últimos anos, tem estado envolvido em diversas atividades de divulgação, como a produção de filmes matemáticos e a fundação de uma revista online para o público em geral. Isto valeu-lhe o Prémio Clay para a divulgação da matemática. Está particularmente interessado em questões educacionais. Desde janeiro de 2019 é «secretário permanente» da Academia Francesa de Ciências.

serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile