LEITURA ÉDEN, ÉDEN, ÉDEN
19:00
Acesso: livre (mediante levantamento de bilhete)
Lotação: 27 pessoas.
Consulte aqui as regras de segurança Covid-19 em vigor.
Celebração dos 50 anos do controverso livro de Pierre Guyotat, em conjunto com cerca de 50 instituições na Europa, Ásia e América, entre elas o Centro de Arte Reina Sofia em Madrid, o Centre Pompidou-Metz, o Palazzo Grassi/Pinault Collection, em Veneza e o Festival d’Avignon.
Serralves assinalará a data com a leitura de excertos do livro Éden, Éden, Éden, traduzidos para português pela escritora Regina Guimarães, e lidos pela cantora Ana Deus.
Publicado em 1970, a obra foi desde então celebrada por autores como Pier Paolo Pasolini, Jean-Paul Sartre, Joseph Beuys e Michael Foucault.
"Cinquenta anos depois [da sua publicação] a obra de Pierre Guyotat - falecido a 7 de fevereiro deste ano - exerce um impacto cada vez maior, tendo profetizado um mundo à beira da transformação pela violência, sexualidade, descolonização e cosmologia. É o ponto final do colonialismo, bem como o ponto de partida de uma nova história para a linguagem, oferecendo uma nova visão do presente, do passado e do futuro."
(Donatien Grau, Presidente da Associação Pierre Guyotat)