Visitas na Casa do Cinema

VISITA ORIENTADA À EXPOSIÇÃO MANOEL DE OLIVEIRA E O CINEMA PORTUGUÊS: 2. LIBERDADE!

MANOEL DE OLIVEIRA E O CINEMA PORTUGUÊS

COM PEDRO CRISPIM, PROGRAMADOR DA CASA DO CINEMA MANOEL DE OLIVEIRA

Casa do Cinema Manoel de Oliveira
20 OUT 2024 | 12h00

Acesso: mediante aquisição bilhete Serralves

2010 Visita OrientadaMANOEL DE OLIVEIRA E O CINEMA PORTUGUÊS: 2. LIBERDADE!
Foto: © Filipe Braga

Visita orientada à exposição MANOEL DE OLIVEIRA E O CINEMA PORTUGUÊS: 2. LIBERDADE!, por Pedro Crispim, programador da Casa do Cinema Manoel de Oliveira.


Manoel de Oliveira e o Cinema Português: 2. Liberdade! é a segunda parte de um ciclo de três exposições dedicadas ao extraordinário arquivo pessoal do cineasta, integralmente depositado em Serralves. Dando continuidade à primeira exposição, que se focava na produção fílmica do realizador durante o Estado Novo (1930-1970), tendo por subtítulo A Bem da Nação, esta segunda etapa centra-se nos filmes realizados por Oliveira entre 1970 e 1990, acertando o passo com a celebração do cinquentenário do 25 de abril de 1974, sob o lema da Liberdade. A mostra anterior apresentou a totalidade do arquivo reunido por Oliveira, tendo por pano de fundo uma cronologia do cinema português correspondente ao período coberto pela exposição. Este segundo momento prolonga, por vinte anos, a linha cronológica que daí vinha, invertendo pontos de vista quanto à auscultação do legado documental, com base em dois conceitos fundamentais: o de anacronismo e o de anti-arquivo. Nesta visita, Pedro Crispim, programador da Casa do Cinema Manoel de Oliveira, conduzir-nos-á por por estes e outros conceitos que definiram a dramaturgia da da exposição.

Relacionado

Pedro Crispim
Pedro Crispim
Pedro Crispim
Pedro Crispim

Pedro Crispim formou-se em teatro na Academia Contemporânea do Espetáculo (2010) e licenciou-se em Cinema e Audiovisual na Escola Superior Artística do Porto (2013). Concluiu o mestrado em Comunicação Audiovisual, na especialização Produção e Realização Audiovisual, pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Politécnico do Porto (2016) e uma pós-graduação em Argumento pela Escola Superior de Media, Artes e Design (2019). Doutor em Ciências da Comunicação, na especialidade de Cinema e Televisão pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (2022) com a tese “Resgates da câmara: Intimidade e unidade de espaço no cinema de ficção narrativo” sobre a relação entre intimidade e unidade de espaço no cinema de ficção. Escreveu e realizou a curta-metragem “Palhaços” (2015), vencedora, entre outros, do Prémio Sophia Estudante (ficção) e da Menção Honrosa do MotelX. Foi assistente de realização de Manuel Mozos na curta-metragem “A Glória de Fazer Cinema em Portugal” (2015). É professor na licenciatura de Cinema e Audiovisual da ESAP, investigador no Centro de Estudos Arnaldo Araújo e assistente de programação da Casa do Cinema Manoel de Oliveira da Fundação de Serralves.              

serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile