Conversa
Conversas sobre o Acervo
O ACERVO MANOEL DE OLIVEIRA EM CONVERSA
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Horário: 19:00
Local: Auditório da Casa do Cinema Manoel de Oliveira
Lotação: 29 pessoas
Acesso gratuito, sujeito a inscrição prévia por email para: c.almeida@serralves.pt
Entrada pela Casa do Cinema Manoel de Oliveira, Rua de
Serralves, 873
O PATRIMÓNIO DOCUMENTAL DO CINEMA EM PORTUGAL
Com: Bernard Depomadères, Joana Canas Marques, Teresa Borges e
António Preto
Qual a importância do Acervo Manoel de Oliveira no panorama dos
arquivos especializados em cinema em Portugal? Que desafios se colocam à
preservação e dinamização desse património documental?
Desafiámos os nossos convidados Bernard Despomadères
(Coordenador da Coleção Jean Loup Passek – Museu de Cinema de Melgaço), Joana
Canas Marques (Presidente do Clube Português de Cinematografia - Cineclube do
Porto) e Teresa Borges (Conservadora Documental da Cinemateca
Portuguesa – Museu do Cinema) a connosco refletir sobre a importância dos
arquivos documentais para o estudo do cinema e a partilhar o que, nesse âmbito,
está a ser feito em Portugal. Com moderação de António Preto (Diretor da Casa
do Cinema Manoel de Oliveira).
Bernard Pierre Despomadères
Licenciado em Direito e em Ciências Políticas. Exerceu, entre
outras, as funções de Professor, de responsável do departamento Arte e Cultura
do Institut Français de Porto e de Adido cultural do Institut Français du
Portugal.
Co-fundador da Alliance Française de Porto e membro do seu
Conselho de Direção.
É responsável pela organização de várias manifestações
consagradas à 7ª Arte (ciclos, exposições, colóquios).
Foi produtor executivo do filme de Jean Rouch e Manoel de
Oliveira, En une poignée de mains amies, co-fundador do Festival de
Cinema de Curtas Metragens de Vila do Conde e colaborador de Jean-Loup Passek
na criação e na gestão do Museu de Cinema de Melgaço.
É atualmente Conservador da coleção do Museu de Cinema de
Melgaço e membro do Conselho Consultivo da Casa do Cinema Manoel de Oliveira da
Fundação de Serralves.
Joana Canas Marques
Presidente do Clube Português de Cinematografia - Cineclube do Porto
desde 2017.
Arquiteta, com especialização em Património
Arquitetónico e 10 anos de experiência profissional nas áreas de Arquitetura,
Gestão e Programação Cultural. Trabalhou também em Edição, Produção de eventos
e Comunicação.
Fez parte do Núcleo de Cinema da Faculdade de Arquitetura de
Lisboa, coordenado por José Neves, responsável pela organização do ciclo e do
livro O Lugar dos Ricos e dos Pobres no Cinema e na Arquitectura em Portugal.
Membro do Grupo CineBatalha, grupo orgânico de valorização e dinamização do
cinema Batalha, no Porto. Colaborou com o BEAST - Festival Internacional de
Cinema, dedicado ao Cinema do Leste Europeu, desde a sua primeira edição.
Desde 2014 que integra a Direção do Clube Português de
Cinematografia - Cineclube do Porto. Organizou, com Marta Reis, a edição
do livro 75 Anos Cineclube do Porto lançado em 2020 que, a partir do
Acervo do Cineclube do Porto, propõe vários artigos sobre o Cineclube do Porto
e o Cineclubismo no contexto da história do cinema em Portugal.
Teresa Barreto Borges
Licenciada em Comunicação Social (ramo Científico) pela
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (1994),
Pós-graduação em Ciências Documentais pela Faculdade de Letras da Universidade
de Lisboa (2005).
Em fevereiro de 1993 integra a equipa do Centro de Documentação
e Informação da Cinemateca Portuguesa, serviço que coordena desde junho de
1998.
No âmbito da atividade profissional, tem participado em diversos
projetos internacionais, nomeadamente o projeto European Film Gateway (2008-2011).
Cofinanciamento