As múltiplas facetas das ervas marinhas na mitigação de impactes globais

CONVERSAS COM CIÊNCIA

Conversas com Ciência

Lagar - Quinta de Serralves
15 NOV 2020

Horário: 10:30 às 12:00

Lotação: 20

Acesso: gratuito, sujeita a inscrição obrigatória a.silva@serralves.pt, até às 17h da sexta-feira anterior

Entrada pela Rua Bartolomeu Velho, 141

2011 Conversas com Ciência 15 nov

Cada vez mais assistimos à globalização dos impactes de origem humana nos ecossistemas marinhos, entre os quais se incluem as alterações climáticas. É já difícil reverter muitos desses constrangimentos, pelo que minimizá-los é em muitos casos a única alternativa possível para travar a escalada de efeitos negativos e proteger alguns dos bens naturais mais essenciais, como a biodiversidade e capacidade de regulação dos ecossistemas (ex. regulação do clima, proteção à erosão costeira, outros). No entanto, a Natureza na sua infinita sabedoria dá-nos alguns “super” organismos capazes de equilibrar vários destes impactes negativos. O paradoxo é a fragilidade destes mesmos organismos à ação direta do Homem, sendo que temos vindo a assistir a um declínio destes “salvadores” ao longo dos anos. Nesta conversa vamos falar sobre as ervas marinhas, como exemplo dos “super-heróis” do meio marinho, do seu papel enquanto soluções da Natureza para a proteção e mitigação de impactes globais, bem como das principais ameaças à sua sobrevivência e sobre algumas das iniciativas locais para a sua proteção (ex. projetos REMEDIGRASS e REMOLIÇO).


Investigadora: Marina Dolbeth


Parceiro Científico do Serviço Educativo

2011 Conversas com Ciência 15 nov

Relacionado

Marina Dolbeth
Marina Dolbeth
Marina Dolbeth
Marina Dolbeth

Marina Dolbeth trabalha em ecologia marinha há mais de 10 anos. Doutorou-se em 2008 pela Universidade de Coimbra, e desde então tem trabalhado em diferentes institutos, sendo atualmente investigadora no CIIMAR (https://www2.ciimar.up.pt/team.php?id=275). O seu trabalho foca-se no estudo do funcionamento de ecossistemas marinhos e estuarinos, abordando comunidades bentónicas (algas, plantas, invertebrados e peixes), sob efeito de impactes antropogénicos e alterações climáticas e através de abordagens interdisciplinares. Tem também trabalhado com diferentes abordagens de apoio à tomada de decisão relativamente à gestão de ecossistemas aquáticos, e mais recentemente na promoção da literacia dos oceanos.

serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile