ELLEN ARKBRO

Música

Igreja de Cedofeita e Fundação de Serralves
24 A 28 ABR 2021
2101 ELLEN ARKBRO

Programa


24 ABR 2021, 11:00

Serralves

CHORDS for guitar



28 ABR 2021, 19:00

Igreja de Cedofeita

three (para trio de metais)*

chordalities (para órgão de tubos)


*em colaboração com a Banda Sinfónica Portuguesa


 

Ellen Arkbro (1990, Estocolmo) faz parte de um notável grupo de jovens músicos suecos envolvidos no fulgurante panorama da música experimental de Estocolmo, uma cena que encontrou solo fértil no apoio proporcionado por três instituições fundamentais: Elektronmusikstudion (EMS), Fylkingen e o Royal College of Music onde Arkbro se formou em composição eletroacústica.

 

Arkbro é compositora e artista sonora. Trabalha principalmente com a harmonia intervalar em sistemas de afinação justa (ou natural), explorando assim o que acontece quando seguimos as tonalidades dos sons até onde estas se acomodarem naturalmente, tanto em termos de audição como de matemática. O seu trabalho inclui composições para instrumentos antigos, composições de longa duração para ensemble, bem como ambientes sonoros eletrónicos na forma de instalações e performances ao vivo, como o trabalho com a duração de 26 dias que apresentou no Stockholm Concert Hall.

 

O seu muito elogiado primeiro álbum, for organ and brass (2017), remete aos estudos de Arkbro em Nova Iorque com os pioneiros norte-americanos do minimalismo, La Monte Young e Marian Zazeela e com a discípula Jung Hee Choi, e também com Marc Sabat, em Berlim.

No mais recente Chords (2019), Arkbro adota uma abordagem mais minimalista, com foco nas qualidades imediatas do som e numa elegante expansão das capacidades tonais dos instrumentos acústicos, para a qual recorre à síntese digital de forma subtil e precisa. Composto por uma combinação de tons cuidadosamente selecionada, Chords alonga, estende e obscurece o caráter do timbre dos instrumentos nos quais é executado, examinando a materialidade sonora e a qualidade harmónica dos acordes. Aqui Arkbro concentra-se na forma como as composições ocupam o espaço ao invés do tempo.

 

Ellen Arkbro destaca-se pela abordagem meticulosa aos processos, pela utilização de sistemas tonais pouco usuais e pela atenção às qualidades dos sons, daqui resultando a sensação de continua mudança nas formas sonoras que as suas peças sustentam. Já se apresentou ao vivo em lugares e eventos como Uppsala Konstmuseum (Uppsala, SE), Café Oto (Londres, Reino Unido), Köln Philharmonic Hall (Colónia, DE), Barbican (Londres, Reino Unido), Live Arts Week (Bolonha, IT), Cent Quatre, INA GRM (Paris, FR), festival Intonal (Malmö, SE), festival Rewire (Den Haag, NL), EMPAC (Troy, Nova Iorque, EUA), Art Night London, The Lab (São Francisco, EUA), No Bounds/Tactical Contact (Sheffield, Reino Unido), festival Le Guess Who (Utrecht, NL), entre vários outros.

 

Na Igreja de Cedofeita, Arkbro apresenta “three” para trio de metais (peça incluída no primeiro álbum) e um novo trabalho para aquele que é, atualmente, o seu principal instrumento: o órgão de tubos. Em Serralves, traz-nos CHORDS for guitar, do seu álbum mais recente.

 

Acesso ao concerto na Igreja de Cedofeita: recomenda-se um donativo à Paróquia de S. Martinho de Cedofeita que poderá ser realizado à entrada. O valor de donativo sugerido é de 7,5 euros.


*Three interpretada por Gabriel Lopes (tuba), Jaime Resende (trompa) e Tiago Nunes (trombone).


serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile