Palavra de Artista – Julião Sarmento

Conversas Com Serralves

#ConversasComSerralves

Online
29 JAN 2021

Horário: 18:00

Evento online, de acesso gratuito, com inscrições obrigatórias para Diana Cruz – d.cruz@serralves.pt

O link de acesso será enviado após conclusão do período de inscrições

2101 Julião Sarmento

Com Julião Sarmento, artista, e Joana Valsassina, curadora do programa de itinerâncias da Fundação de Serralves

 

Com um percurso multifacetado e profundamente coerente, Julião Sarmento é um dos artistas portugueses com maior projeção internacional, tendo sido alvo de duas grandes retrospetivas no Museu de Arte Contemporânea de Serralves, em 1992 e 2012, entre inúmeras mostras por todo o mundo. Explorando territórios ambíguos associados a gestos de sedução e transgressão, o trabalho de Julião Sarmento sedimenta-se sobre si próprio, tecendo uma rede de referências ao cinema, à literatura, à cultura popular, a episódios do quotidiano e à própria obra.

 

Nesta conversa com o artista partiremos do núcleo de obras da sua autoria pertencentes à Coleção de Serralves para tocar em temas que percorrem o seu trabalho, revisitando exposições individuais do artista organizadas pelo Museu e revelando algumas particularidades de uma importante aquisição recente. Artista, colecionador, curador e agitador cultural, o impacto de Julião Sarmento no mundo das artes em Portugal expande-se muito além da sua prolífera produção artística. Em diálogo com uma das personalidades mais marcantes do panorama artístico contemporâneo, abordaremos as facetas distintas do seu percurso, procurando saber como encara o futuro da arte perante os desafios de hoje.


Relacionado

Julião Sarmento
Julião Sarmento
Julião Sarmento
Julião Sarmento

Julião Sarmento nasceu em 1948 em Lisboa, e vive e trabalha no Estoril. Estudou pintura e arquitetura na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa e ao longo da sua carreira tem trabalhado nos mais diversos suportes: pintura, desenho, escultura, fotografia, cinema, vídeo, performance, som e instalação. O trabalho de Julião Sarmento tem sido alvo de inúmeras exposições individuais e coletivas em todo o mundo ao longo das últimas cinco décadas.

serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile