Remote Links

Online
08 JAN 2021
2101 Remote Links

REMOTE LINKS

Em celebração da publicação de Maryanne Amacher: Selected Writings and Interviews

 

Apresentado por:

The New York Public Library


The Maryanne Amacher Foundation

Blank Forms

Fundação de Serralves


A 8 de dezembro de 2020, foi lançado pela Blank Forms Editions Maryanne Amacher: Selected Writings and Interviews, editado por Amy Cimini e Bill Dietz. Reunido 11 anos após a morte de Amacher, este volume de textos, na sua maioria nunca publicados por Amacher, sinaliza uma abertura para uma acessibilidade pública deveras tardia. O lançamento coincide igualmente com o depósito da coleção de Amacher na New York Public Library, anunciando novos envolvimentos com a mesma num futuro próximo. Para comemorar a publicação de Selected Writings and Interviews, a editora, em cooperação com a New York Public Librarye o Museu de Arte Contemporânea de Serralves, apresenta Remote Links, um conjunto de eventos online.

 

Num pequeno texto do início dos anos 1970, Long Distance Music, Maryanne Amacher esboça a estrutura conceptual a partir da qual a sua notável série telemática City-Links (1967-1981) é imaginada. Por sua vez, a presente celebração é concebida como um envolvimento partilhado através do tempo e distância sociais.

 

A música de longa distância está a desenvolver conjunturas em que as fronteiras das situações de LUGAR-ÚNICO podem começar a desaparecer. Algumas envolvem ligações eletrónicas; algumas não.

 

O texto de Amacher não só considera as possibilidades geradoras de uma música em que os participantes não mais partilham e ocupam o mesmo espaço físico, como também aborda a problemática política do que ela apelida de “situações de LUGAR-ÚNICO”.

 

A música que fazemos está a confinar-nos aos limites de situações de um LUGAR-ÚNICO O TEMPO TODO. Recetivas às nossas próprias estruturas APENAS enquanto as estamos a construir.

 

Num esforço tanto para conceber a celebração de Amacher numa estrutura que aponta para a complexidade de seu trabalho e pensamento, como à luz das atuais limitações de encontro impostas pela pandemia, Remote Links oferece uma série de eventos online que destacam as possibilidades criativas da participação remota. Oito episódios semanais apresentam leituras de textos escritos selecionados e respostas ao livro a partir das perspetivas de artistas e teóricos convidados. Também convidamos os membros do público a enviar perguntas que envolvam esses episódios e o livro de maneira mais ampla. Num painel de encerramento, os participantes remotos reúnem-se online e, em conjunto com os editores Cimini e Dietz, refletem sobre os textos de Amacher e discutem as questões enviadas pelo público.

 

Tornando-nos mais vivos uns para os outros - abertos para receber e partilhar fora da nossa estrutura imediata - não nos sentamos mais em torno dos mesmos hábitos de escuta. Devemos PARAR. Alargar a nossa escuta para além das circunstâncias habituais. FORA DAS NOSSAS PRÓPRIAS ESTRUTURAS. Produzindo mudanças em nós mesmos e na Música que estamos a fazer.

 

A experiência de estar em mais de 1 lugar a 1 tempo. O ouvido é o canal. Ele ativa.

 

Esta celebração por via remota é desenvolvida ao longo de oito episódios e um painel de discussão (todos online), começando com uma introdução de Bill Dietz e Amy Cimini a 9 de janeiro de 2021.

 

https://blankforms.org/publication/maryanne-amacher-selected-writings-and-interviews/

 

serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile