A propósito da produção fotográfica de Manoel de Oliveira

Conversas Com Serralves

#ConversasComSerralves

03 FEV 2021

Horário: 18:00

Evento online, de acesso gratuito, com inscrições obrigatórias para Carla Almeida – c.almeida@serralves.pt

O link de acesso será enviado após conclusão do período de inscrições.

2102 A propósito da produção fotográfica de Manoel de Oliveira

© Ana Banha



Com Emília Tavares, conservadora e curadora para a área da Fotografia e Novos Media no Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado, e António Preto, diretor da Casa do Cinema Manoel de Oliveira.

 

A produção fotográfica de Manoel de Oliveira abre novas perspetivas sobre o seu cinema e a apresentação destas imagens, até agora desconhecidas, é um importante contributo para a reflexão acerca do papel que a fotografia desempenhou no seu percurso. A exposição “Manoel de Oliveira Fotógrafo” permite, por isso, aferir o modo como o interesse do realizador pela imagem estática foi uma etapa importante no desenvolvimento de uma linguagem visual própria, ao mesmo tempo que convida à reavaliação crítica do papel dos fotógrafos amadores e dos salões de fotografia no debate e na circulação internacional de ideias e processos fotográficos. Nesta conversa com Emília Tavares, investigadora na área da História de Fotografia, teremos oportunidade de aprofundar a relação tensional entre referências estéticas surgidas no espectro do salonismo e do modernismo, bem como de questionar o modo como esta faceta desconhecida de Oliveira poderá trazer novos argumentos para a história da fotografia portuguesa das décadas de 1930 – 1940.


Relacionado

Emilia Tavares
Emilia Tavares
Emilia Tavares
Emilia Tavares


Emília Tavares é conservadora e curadora para a área da Fotografia e Novos Media, no Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado, Lisboa. Mestre em História da Arte pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Dentre as suas publicações, destacam-se João Martins – Imagens de um tempo descritivo desolador (Mimesis, Porto, 2001), Joshua Benoliel (1873-1932) – repórter fotográfico (LisboaPhoto, 2015), Batalha de Sombras: Colecção de Fotografia dos anos 50 do Museu Nacional de Arte Contemporânea-Museu do Chiado (Museu do Neo-Realismo, 2009), Annemarie Schwarzenbach (1908-1942), Auto-retratos do Mundo (Tinta da China, 2010), Tesouros da Fotografia Portuguesa do século XIX (MNAC, 2015). 

Comissariou diversas exposições, como Vasco Araújo, Botânica, Museu Nacional de Arte Contemporânea-Museu do Chiado (2014), Rui Mourão, Os nossos sonhos não cabem nas vossas urnas, Museu Nacional de Arte Contemporânea-Museu do Chiado (2014), A Composição do Ar, coleção permanente e outras obras (CIAJG, 2015), A Imagem Paradoxal. Francisco Afonso Chaves (1857-1926), (MNAC, 2017) e Carlos Relvas Vistas Inéditas de Portugal (MNAC, 2019). 

Desenvolve uma atividade regular na área da crítica, bem como na realização de seminários e conferências, em diversas instituições. Investigadora portuguesa convidada do projeto FOTOFO – The History of 20th Century European Photography, com o apoio da FCG. É professora assistente convidada na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e na Escola das Artes da Universidade Católica do Porto.


serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile