Lançamento do catálogo “Manoel de Oliveira Fotógrafo”

Conversas Com Serralves

#ConversasComSerralves

16 FEV 2021

Horário: 18:00

Evento online, de acesso gratuito, com inscrição obrigatória para c.almeida@serralves.pt

O link de acesso será enviado após conclusão do período de inscrições

2102 lançamento do catálogo “Manoel de Oliveira Fotógrafo

A acompanhar a exposição MANOEL DE OLIVEIRA FOTÓGRAFO, a Casa do Cinema Manoel de Oliveira – Fundação de Serralves publicou um livro, com o mesmo título, em edição bilingue, onde se incluem cinco ensaios originais sobre o trabalho fotográfico do realizador, a par da reprodução de todas as imagens presentes na exposição e uma série doutras fotografias que se dão, deste modo, a ver pela primeira vez. Ao longo da publicação explora-se a relação dessas imagens estáticas com a produção fílmica de Oliveira (nos ensaios de António Preto – curador da exposição – e Bernardo Pinto de Almeida), assim como o enquadramento das suas fotografias no contexto nacional (através dos ensaios de Emília Tavares e Maria do Carmo Serén) e internacional (segundo o olhar do investigador britânico David Campany). A este trabalho de reflexão e investigação acresceu-se, ainda, um texto escrito por Manoel de Oliveira no final dos anos 1990, intitulado “Angélica, um filme que não me deixaram fazer”, onde o realizador dá a conhecer o episódio verídico que inspirou o projeto do filme (escrito em 1952, mas só realizado em 2010, como “O Estranho Caso de Angélica”), que, de certo modo, marca o fim da sua relação com a fotografia como forma de expressão artística.

 

Neste lançamento digital do catálogo “Manoel de Oliveira Fotógrafo” participarão, numa conversa com António Preto, o fotógrafo André Cepeda, o crítico, investigador e professor nas áreas do cinema e da fotografia, Luís Mendonça e a investigadora e ex-coordenadora no Centro Português de Fotografia, Maria do Carmo Serén.

Relacionado

André Cepeda
André Cepeda
Luís Mendonça
Luís Mendonça
Maria do Carmo Serén
Maria do Carmo Serén
André Cepeda
André Cepeda

André Cepeda, nascido em Coimbra em 1976, é fotógrafo e nos últimos anos tem desenvolvido vários projetos tendo a paisagem portuguesa contemporânea como temática. Começou a expor e publicar o seu trabalho desde 1999, ano em que recebeu uma bolsa para uma residência no Espace Photographique Contretype, em Bruxelas, Bélgica. Tem neste momento uma exposição individual, “Ballad of Today” no MAAT - Museu de Arte, Arquitectura e Tecnologia em Lisboa, com curadoria de Urs Stahel e um livro publicado pela Pierre Von Kleist editions. É representado pela Cristina Guerra Contemporary Art (Lisboa), Galeria Pedro Oliveira (Porto) e Benrubi Gallery (Nova York). Em 2007 foi nomeado para o Prémio EDP Novos Artistas e em 2010 para o BESPhoto em Lisboa. Em 2011 é um dos nomeados para o Paul Huf Award, Foam Fotogra emuseum Amsterdam e realizou uma residência artística de três meses em São Paulo com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e a FAAP, publicando posteriormente o seu livro “Rua Stan Getz”. Em 2016 recebeu o prémio do Atelier Museu Júlio Pomar/ EGEAC, com uma residência de artista na Residency Unlimited, NY. O seu trabalho tem sido apresentado em diversas galerias, museus e instituições artísticas em vários países. Vive e trabalha em Lisboa.

serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile