Palavra de Artista - Sónia Baptista

Conversas Com Serralves

#ConversasComSerralves

12 FEV 2021

Horário: 18:00

Evento online, de acesso gratuito, com inscrições obrigatórias para ser.educativo@serralves.pt

O link de acesso será enviado após conclusão do período de inscrições

2102 Palavra de Artista - Sonia Batista

© Vitorino Coragem


A nova sessão do Ciclo #ConversasComSerralves, intitulada Palavra de Artista será uma conversa entre a artista Sónia Baptista e Cristina Grande, curadora do programa de Artes Performativas do Museu de Serralves, e terá lugar na sexta-feira, dia 12 de fevereiro, às 18h00.

 

Sónia Baptista é coreógrafa, performer e escritora. A artista foi convidada a apresentar uma peça inédita que irá integrar a programação de Artes Performativas de Serralves, coincidente com a exposição “Deslaçar um Tormento”, da artista Louise Bourgeois, patente no Museu de Serralves.

 

Nesta conversa, teremos a oportunidade de conhecer o percurso artístico singular de Sónia Baptista que se cruza com a história das Artes Performativas do Museu, revisitando-o através da sua biografia e das peças performativas e publicações mais recentes.

Abordaremos ainda o processo criativo e as referências artísticas e literárias convocados na preparação da sua nova peça, numa aproximação à obra visual e aos temas centrais do universo de Louise Bourgeois.

 

Relacionado

Sónia Baptista
Sónia Baptista
Sónia Baptista
Sónia Baptista

Sónia Baptista (Lisboa 1973) é licenciada em Dança Contemporânea e possui o grau de Master Researcher in Choreography and Performance pela Universidade de Roehampton (Londres, Reino Unido). No seu trabalho, a artista explora e experimenta as linguagens da dança, performance, música, literatura, teatro e vídeo, evidenciados na originalidade das suas criações e dispositivos plásticos e visuais que as integram. Em 2001, foi-lhe atribuído o Prémio Ribeiro da Fonte de Revelação na área da Dança pelo Ministério da Cultura pela peça Haikus, o primeiro projecto artístico da sua autoria. Como intérprete e co-criadora colaborou com vários artistas e companhias, entre outros, Laurent Goldring, Patrícia Portela, Aldara Bizarro, Vera Mantero, Thomas Lehmann, Arco Renz, Teatro Cão Solteiro, AADK, Ligia Soares, Silvia Real e Clara Amaral. Escreve textos dramatúrgicos para outros criadores e coreografa para cinema, vídeo e teatro. Tem oito livros publicados e inúmeros ensaios, poemas e escritos em revistas e plataformas digitais.

serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile