A sustentabilidade de Tudo

Pluralizando o Antropoceno

Pluralizando o Antropoceno

15 FEV 2021

Horário: 18:00 - 19:30 (UTC)

A sessão será em Inglês

Evento online, de acesso gratuito, com inscrições obrigatórias para Anabela Silva – a.silva@serralves.pt 

O link de acesso será enviado após conclusão do período de inscrições

2102 The Sustainability of Everything

Tim Ingold (University of Aberdeen)

Moderador: Gonçalo Santos (CIAS/ Sci-Tech Asia)


A sustentabilidade está relacionada com a continuidade da vida e não com a obtenção e manutenção de um estado estático. Contudo, se significa alguma coisa deve ser para todos e para tudo e não apenas para uns com a exclusão de outros. Que tipo de mundo então, tem um lugar para tudo e para todos, quer agora quer num futuro indefinido? O que significa esse mundo continuar indefinidamente? E como é que podemos fazer com que isto aconteça? Para responder a estas questões, a minha atenção será focada no que se entende por “tudo”. Eu defendo que não se trata apenas da soma do conjunto de todas as partes que formam algo ainda maior e mais complexo, mas sim um plenum algo fluído e heterogéneo dentro do qual emergem várias coisas com as suas rugas e pregas. Como é que o entendimento de tudo isto afeta o nosso conceito de sustentabilidade?

Relacionado

Gonçalo D. Santos
Gonçalo D. Santos
Tim Ingold
Tim Ingold
Gonçalo D. Santos
Gonçalo D. Santos

Gonçalo D. Santos is an Assistant Professor of Social-Cultural Anthropology in the Department of Life Sciences and a full member of the Research Centre for Anthropology and Health (CIAS) at the University of Coimbra. He held previous positions at the London School of Economics and Political Science, the Max Planck Institute for Social Anthropology, and the University of Hong Kong. His research on China explores new approaches to questions of modernity, moral subjectivity, and social and technological transformation. He is the author of Chinese Village Life Today (Univ. of Washington Press, In Press) and the co-editor of Transforming Patriarchy (Univ. of Washington Press, 2017). He is the founder and the director of the international research network Sci-Tech Asia, and a participant in the Initiative for U.S.-China Dialogue on Global Issues Research Group on Culture and Societyat Georgetown University.

 

Gonçalo D. Santos

University of Coimbra

Department of Life Sciences

Calçada Martim de Freitas

3000-456 Coimbra (Portugal)

Personal Website: https://gdsantos.com/

Network Website: https://www.scitechasia.org

serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile