Arquitetura sustentável: o TreeTop Walk de Serralves

Conversas Com Serralves

#ConversasComSerralves

01 FEV 2021

Horário:  18:00

Evento online, de acesso gratuito, com inscrições obrigatórias para ser.educativo@serralves.pt

O link de acesso será enviado após conclusão do período de inscrições

2102 Treetopwalk

Consciente do interesse crescente que a relação com a natureza vem assumindo, incluindo em contexto urbano, como o Parque de Serralves, bem como da existência de novos e diferentes formatos de fruição, que permitem uma abordagem diferente e inovadora, a Fundação identificou como estrategicamente relevante a criação de um percurso, num nível elevado face ao solo, que permitisse uma experiência única de observação e estudo da vegetação do Parque de Serralves.


O TreeTop Walk de Serralves – cujo projeto de arquitetura é da autoria do Arquiteto Carlos Castanheira - tem um forte impacto ao nível da sensibilização ambiental e do respeito pela conservação da natureza e património natural/cultural, permitindo o desenvolvimento de novos programas educativos e de novas ligações à ciência assim como constituindo um relevante fator de interesse para os mais diversos públicos, ao mesmo tempo que é um exemplo de arquitetura e construção sustentável, pela forma como foi concebido e implementado, designadamente, através do reaproveitamento de madeira, do respeito pela flora circundante e da acessibilidade a pessoas com mobilidade condicionada.


A conversa será uma oportunidade de se aprofundarem estas e outras vertentes deste, já premiado, exemplar de arquitetura contemporânea, designadamente, os desafios inerentes à sua conceção e construção assim como as novas oportunidades e abordagens que proporciona.


Moderadora Arq. Ana Tostões


Relacionado

Ana Tostões
Ana Tostões
Carlos Castanheira
Carlos Castanheira
Ana Tostões
Ana Tostões


Ana Tostões é arquiteta, crítica e historiadora de arquitetura, Presidente do Docomomo  International e editora do Docomomo Journal (www.docomomo.com) desde 2010. Durante o seu mandato, o Docomomo International passou de uma organização maioritariamente europeia para uma dimensão global coordenando mais de 70 países nos cinco continentes (www.docomomo.com) e o Docomomo Journal tornou-se o único periódico internacional que oferece um olhar crítico sobre o contexto contemporâneo focado numa visão ampla da Arquitetura do Movimento Moderno. É Professora Catedrática no Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa, onde coordena a Área Científica de Arquitetura e o grupo disciplinar de cultura arquitetónica. Desde 2012, é responsável pelo programa de Doutoramento em Arquitetura. Pertence ao grupo de investigação CiTUA no IST onde alia a sua experiência em Investigação e Desenvolvimento a  competências tecnológicas.

Professora convidada em diversas universidades, como a University of Tokyo, École Polytechnique Fédérale de Lausanne, Katholik University Leuven, Escola Tècnica Superior d'Arquitectura de Barcelona e Escuela Técnica Superior de Arquitectura - Universidad de Navarra. Desde 2013, é professor do programa de Doutoramento da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP). Arquiteta pela Escola de Belas-Artes de Lisboa (ESBAL,1982), concluiu o mestrado em História da Arte Contemporânea na Universidade Nova de Lisboa (UNL,1994) com a tese intitulada Os Verdes Anos na Arquitectura Portuguesa dos Anos 50 (FAUP Edições, 1997) e doutorou-se no Instituto Superior Técnico (IST-UL 2003) com uma tese sobre Cultura e Tecnologia na Arquitecta Moderna Portuguesa (Idade Maior, FAUP Ed., 2015), galardoada com o Prémio da X Bienal Ibero-Americana de Arquitectura y Urbanismo). 

O seu campo de pesquisa é a história da arquitetura e do urbanismo modernos. Sobre estes temas, publicou livros e artigos científicos, foi curadora de exposições e participou em júris, comités científicos e palestras em universidades Europeias, Americanas e Asiáticas. Comissariou a Exposição “Arquitectura do Século XX em Portugal”, patente no CCB e no Deutsches Architektur Museum em Frankfurt. Publicou Idade Maior, Cultura e Tecnologia na Arquitectura Moderna Portuguesa (FAUP, 2015) galardoada com o Prémio da X Bienal Ibero-Americana de Arquitectura y Urbanismo e editou Arquitectura Moderna em África: Angola e Moçambique distinguido com o prémio Prémio Gulbenkian da Academia Portuguesa de História (2014). Investigadora responsável do projecto “Cure and Care” focado no estudo dos equipamentos de saúde construídos em Portugal no século XX e acabou de publicar em 2020 o livro em 2020 o volume Cure and Care. Architecture and Health.

Realizou palestras em várias universidades, como ETH Swiss Federal Institute of Technology (Switzerland), University of Queensland in Brisbane (Australia), University of Texas at Austin School of Architecture (USA), Rice School of Architecture (USA), Chitkara School of Planning and Architecture, Chandigarh (Punjab, India), Xi'an University of Architecture & Technology (China), University Eduardo Mondlane, Maputo (Mozambique), Escuela Técnica Superior de Arquitectura - Universidad de Sevilla (Spain), Faculty of Architecture, Brno (Czech Republic), Faculty of Architecture and Urbanism at the University of Brasilia (Brazil), Universidade Nacional Autónoma México (México), Accademia di Architettura di Mendrisio (Switzerland), Università di Bologna (Italy), Science University of Tokyo (Japan), Pontificia Universidad Católica de Chile (Chile), Tongji University, Shanghai (China), University of Navarra (Spain), University of Mantua (Italy). Foi Vice-presidente da Ordem dos Arquitetos, da Secção Portuguesa da AICA e distinguida pelo  residente da República Portuguesa com a Ordem do Infante D. Henrique pelo seu trabalho em prol da arquitetura portuguesa e da sua divulgação em Portugal e no estrangeiro.


serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile