Arquitetura sustentável: o TreeTop Walk de Serralves

Conversas Com Serralves

#ConversasComSerralves

01 FEV 2021

Horário:  18:00

Evento online, de acesso gratuito, com inscrições obrigatórias para ser.educativo@serralves.pt

O link de acesso será enviado após conclusão do período de inscrições

2102 Treetopwalk

Consciente do interesse crescente que a relação com a natureza vem assumindo, incluindo em contexto urbano, como o Parque de Serralves, bem como da existência de novos e diferentes formatos de fruição, que permitem uma abordagem diferente e inovadora, a Fundação identificou como estrategicamente relevante a criação de um percurso, num nível elevado face ao solo, que permitisse uma experiência única de observação e estudo da vegetação do Parque de Serralves.


O TreeTop Walk de Serralves – cujo projeto de arquitetura é da autoria do Arquiteto Carlos Castanheira - tem um forte impacto ao nível da sensibilização ambiental e do respeito pela conservação da natureza e património natural/cultural, permitindo o desenvolvimento de novos programas educativos e de novas ligações à ciência assim como constituindo um relevante fator de interesse para os mais diversos públicos, ao mesmo tempo que é um exemplo de arquitetura e construção sustentável, pela forma como foi concebido e implementado, designadamente, através do reaproveitamento de madeira, do respeito pela flora circundante e da acessibilidade a pessoas com mobilidade condicionada.


A conversa será uma oportunidade de se aprofundarem estas e outras vertentes deste, já premiado, exemplar de arquitetura contemporânea, designadamente, os desafios inerentes à sua conceção e construção assim como as novas oportunidades e abordagens que proporciona.


Moderadora Arq. Ana Tostões


Relacionado

Carlos Castanheira
Carlos Castanheira
Ana Tostões
Ana Tostões
Carlos Castanheira
Carlos Castanheira

Carlos Castanheira, Lisboa, Junho de 1957

Curso de Arquitetura da Escola Superior de Belas Artes da Universidade do Porto 1976-1981.

Viveu em Amsterdão de 1981 a 1990 onde trabalhou como arquiteto e frequentou o Curso de Arquitetura da Academie Voor Bouwkunst Van Amsterdam.

Em 1993 cria o escritório de arquitetura Carlos Castanheira & Clara Bastai, Arquitectos Ldª com a arquiteta Maria Clara Bastai.

Desenvolvendo a sua atividade essencialmente no campo das obras privadas, tem participado em júris de concursos de arquitetura, conferências, orientando cursos, comissariado e organizado exposições, editando e publicando livros e catálogos.

Desde estudante que colabora com o arquiteto Álvaro Siza em projetos em Portugal mas sobretudo no estrangeiro.


Prémios:

2005 - Prémio Nacional de Arquitectura em Madeira –PNAM, promovido pela AIMMP com o projecto Casa Avenal, Ul, Oliveira de Azeméis, Portugal.

2011- Prémio Nacional de Arquitectura em Madeira- PNAM, Promovido pela AFN/MA com o projecto Casa de Adpropeixe, Terras de Bouro, Gerês, Portugal.

2011 - Menção Honrosa no Prémio Nacional de Arquitectura em Madeira –PNAM com o projecto Adega Casa da Torre, Vila Nova de Famalicão, Portugal.

2015 - Vencedor com o Arq. Álvaro Siza do Prémio Internacional Archdaily- Office building of the year 2015 com o projecto Building on the Water- Shihlien Chemical, Jiangsu, China

2015 - Prémio Best Wine of Tourism 2015 – Vencedor regional na categoria de Arquitectura e Paisagem com o projecto Adega Quinta da Faísca, Favaios, Alijó, Portugal.

2015 - Menção Honrosa na Qualidade Estrutural da Obra do Prémio Nacional da Arquitectura em Madeira- PNAM com o projecto do Centro Equestre-Empreendimento Agro-pecuário, Perafita, Leça da Palmeira, Portugal.

2016 - Nomeado com Álvaro Siza para o Archmarathon Awards, Milão, com o projecto do edifico “Building on the Water-Shihlien Chemical”, Jiangsu, China.

2016 - Um dos sete projectos finalistas do Prémio na Plataforma Archcdaily , na categoria de Desporto, com o Centro Equestre-Empreendimento Agro-pecuário, no Cabo do Mundo, Leça da Palmeira, Matosinhos

2017 - Prémio Valmor e Municipal de Arquitectura , Câmara Municipal de Lisboa, em co-autoria com o Arq. Álvaro Siza com o projecto de alteração dos Terraços do Convento do Carmo, Largo do Carmo, Lisboa, relativo ao melhor projecto no ano de 2015.

2019 - Um dos oito projectos finalistas do PNAM-2019 com o Hotel FeelViana, Viana do Castelo, Portugal.

2020 – Prémio Imobiliário – Expresso e SIC- Notícias na categoria de contrução e Arquitectura Sustentável e Menção Honrosa com o projecto Treetop Walk – Serralves, Porto, Portugal.



serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile