Arquitetura sustentável: o TreeTop Walk de Serralves
Conversas Com Serralves
#ConversasComSerralves
Horário: 18:00
Evento online, de acesso gratuito, com inscrições obrigatórias para ser.educativo@serralves.pt
O link de acesso será enviado após conclusão do período de inscrições
Consciente do interesse crescente que a relação com a natureza vem assumindo, incluindo em contexto urbano, como o Parque de Serralves, bem como da existência de novos e diferentes formatos de fruição, que permitem uma abordagem diferente e inovadora, a Fundação identificou como estrategicamente relevante a criação de um percurso, num nível elevado face ao solo, que permitisse uma experiência única de observação e estudo da vegetação do Parque de Serralves.
O TreeTop Walk de Serralves – cujo projeto de arquitetura é da autoria do Arquiteto Carlos Castanheira - tem um forte impacto ao nível da sensibilização ambiental e do respeito pela conservação da natureza e património natural/cultural, permitindo o desenvolvimento de novos programas educativos e de novas ligações à ciência assim como constituindo um relevante fator de interesse para os mais diversos públicos, ao mesmo tempo que é um exemplo de arquitetura e construção sustentável, pela forma como foi concebido e implementado, designadamente, através do reaproveitamento de madeira, do respeito pela flora circundante e da acessibilidade a pessoas com mobilidade condicionada.
A conversa será uma oportunidade de se aprofundarem estas e outras vertentes deste, já premiado, exemplar de arquitetura contemporânea, designadamente, os desafios inerentes à sua conceção e construção assim como as novas oportunidades e abordagens que proporciona.
Moderadora Arq. Ana Tostões
Relacionado
Carlos Castanheira, Lisboa, Junho de 1957
Curso de Arquitetura da Escola Superior de Belas Artes da Universidade do Porto 1976-1981.
Viveu em Amsterdão de 1981 a 1990 onde trabalhou como arquiteto e frequentou o Curso de Arquitetura da Academie Voor Bouwkunst Van Amsterdam.
Em 1993 cria o escritório de arquitetura Carlos Castanheira & Clara Bastai, Arquitectos Ldª com a arquiteta Maria Clara Bastai.
Desenvolvendo a sua atividade essencialmente no campo das obras privadas, tem participado em júris de concursos de arquitetura, conferências, orientando cursos, comissariado e organizado exposições, editando e publicando livros e catálogos.
Desde estudante que colabora com o arquiteto Álvaro Siza em projetos em Portugal mas sobretudo no estrangeiro.
Prémios:
2005 - Prémio Nacional de Arquitectura em Madeira –PNAM, promovido pela AIMMP com o projecto Casa Avenal, Ul, Oliveira de Azeméis, Portugal.
2011- Prémio Nacional de Arquitectura em Madeira- PNAM, Promovido pela AFN/MA com o projecto Casa de Adpropeixe, Terras de Bouro, Gerês, Portugal.
2011 - Menção Honrosa no Prémio Nacional de Arquitectura em Madeira –PNAM com o projecto Adega Casa da Torre, Vila Nova de Famalicão, Portugal.
2015 - Vencedor com o Arq. Álvaro Siza do Prémio Internacional Archdaily- Office building of the year 2015 com o projecto Building on the Water- Shihlien Chemical, Jiangsu, China
2015 - Prémio Best Wine of Tourism 2015 – Vencedor regional na categoria de Arquitectura e Paisagem com o projecto Adega Quinta da Faísca, Favaios, Alijó, Portugal.
2015 - Menção Honrosa na Qualidade Estrutural da Obra do Prémio Nacional da Arquitectura em Madeira- PNAM com o projecto do Centro Equestre-Empreendimento Agro-pecuário, Perafita, Leça da Palmeira, Portugal.
2016 - Nomeado com Álvaro Siza para o Archmarathon Awards, Milão, com o projecto do edifico “Building on the Water-Shihlien Chemical”, Jiangsu, China.
2016 - Um dos sete projectos finalistas do Prémio na Plataforma Archcdaily , na categoria de Desporto, com o Centro Equestre-Empreendimento Agro-pecuário, no Cabo do Mundo, Leça da Palmeira, Matosinhos
2017 - Prémio Valmor e Municipal de Arquitectura , Câmara Municipal de Lisboa, em co-autoria com o Arq. Álvaro Siza com o projecto de alteração dos Terraços do Convento do Carmo, Largo do Carmo, Lisboa, relativo ao melhor projecto no ano de 2015.
2019 - Um dos oito projectos finalistas do PNAM-2019 com o Hotel FeelViana, Viana do Castelo, Portugal.
2020 – Prémio Imobiliário – Expresso e SIC- Notícias na categoria de contrução e Arquitectura Sustentável e Menção Honrosa com o projecto Treetop Walk – Serralves, Porto, Portugal.