Ciclo de Sessões Temáticas: Ambiente Descontraído

Conversas Com Serralves

A gestão da água na era das alterações climáticaSessão de comemoração do Dia Mundial da Água

22 MAR 2021

Horário: 18:00

Evento online, de acesso gratuito, com inscrição obrigatória através deste link

O link de acesso será enviado após conclusão do período de inscrições

2103 A gestão da água na era das alterações climáticas


Nas próximas décadas, as alterações climáticas poderão afetar de forma acentuada os regimes de pluviosidade e de disponibilidade de água em Portugal e toda a bacia do Mediterrâneo. Importa assim conhecer os diferentes impactes e riscos destes fenómenos sobre a biodiversidade, agricultura, floresta e distribuição de água, entre outros, e debater as soluções para combater e mitigar o efeito das alterações climáticas sobre os recursos hídricos.

 

Moderador: José Teixeira (CIIMAR)

Oradores: Cláudia Pascoal (CBMA – Centro de Biologia Molecular e Ambiental) e Filipe Duarte Santos (Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável)


2103 A gestão da água na era das alterações climáticas

Parceiro Científico

Relacionado

Claudia Pascoal
Claudia Pascoal
Filipe Duarte Santos
Filipe Duarte Santos
José Teixeira
José Teixeira
Claudia Pascoal
Claudia Pascoal

Licenciou-se em Biologia pela Universidade de Coimbra, concluiu o Mestrado em Ciências do Ambiente, e doutorou-se em Ecologia Aquática, na Universidade do Minho, em 2004.

É Professora Associada no Departamento de Biologia da Universidade do Minho.

É diretora do Instituto de Ciência e Inovação para a Bio-sustentabilidade (IB-S, www.ib-s.uminho.pt) e vice-diretora do Centro de Biologia Molecular e Ambiental (CBMA, www.cbma.bio.uminho.pt). Foi diretora do curso de licenciatura em Biologia Aplicada e do Mestrado em Ecologia.

A sua investigação tem-se focado na avaliação, previsão e mitigação dos impactos das alterações globais na biodiversidade e no funcionamento dos ecossistemas aquáticos.

Nos últimos 15 anos, coordenou ou participou em 13 projetos de investigação nacionais e 8 internacionais, para além de ter estabelecido diversas parcerias com empresas privadas e órgãos ambientais. Captou mais de 2 milhões de € como IR ou co-IR em financiamento competitivo (FCT, UE) em projetos de investigação durante a última década.

Atualmente, coordena o projeto CLIMALERT: Sistema Inteligente de Alerta Climático para Água e Agricultura Sustentáveis (ERA4CS) e o projeto STREAMECO - Biodiversidade e Funcionamento dos Ecossistemas sob alterações Climáticas: do Gene até ao rio (PTDC/CTA-AMB/31245/2017).

Foi orientadora de 12 estudantes de doutoramento (6 concluídos); 21 estudantes de mestrado (17 concluídos); 27 estudantes de licenciatura (todos concluídos). Publicou 96 artigos em revistas indexadas ao Scopus e 10 capítulos de livros; índice h = 36; 37917 citações (Google Scholar). Apresentou cerca de 200 trabalhos em congressos nacionais e internacionais

Participou em diversas ações de divulgação científica ligadas à Ciência Viva, à formação de professores e ao Laboratório da Paisagem (www.labpaisagem.pt). Foi uma das homenageadas na exposição virtual Mulheres na Ciência em exposição permanente no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, e no livro com o mesmo nome, publicado em Março de 2016.

serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile