Jardins Históricos: Paisagens culturais a preservar e a valorizar

Conversas Com Serralves

#ConversasComSerralves

04 MAR 2021

Horário:  18:00

Evento online, de acesso gratuito, com inscrição obrigatória através deste link

O link de acesso será enviado após conclusão do período de inscrições

2103 Jardins Históricos: Paisagens culturais a preservar e a valorizar

Na sessão Conversas Com Serralves “Jardins Históricos: Paisagens culturais a preservar e a valorizar” serão abordados os seguintes aspetos:


Enquadramento ao tema

A Carta de Florença sobre a Salvaguarda dos Jardins Históricos (ICOMOS; IFLA; 1981) e as Paisagens culturais no contexto da Convenção para a Proteção do Património Mundial, Cultural e Natural das Nações Unidas (1972); A Rota Europeia dos Jardins Históricos do Conselho da Europa (2020) e a Rota dos Jardins Históricos de Portugal; Os conceitos de Autenticidade e de Integridade aplicados aos jardins históricos.


Jardins Históricos em Portugal

Um panorama - o inventário da AJH - Associação Portuguesa dos Jardins Históricos,  sua distribuição, o seu estado de conservação e a sua proteção; Estratégias para a sua valorização; O valor de um Jardim Histórico.

Os Jardins Históricos pós-pandemia e o seu contributo  para o ‘relinking with nature'

 

Oradora: Teresa Andresen (Presidente da Direção da AJH – Associação Portuguesa dos Jardins Históricos)

Moderadora: Arminda Deusdado (jornalista)


Relacionado

1 Teresa Andresen
Teresa Andresen
2 Arminda Sousa Deusdado
Arminda Sousa Deusdado
1 Teresa Andresen
1 Teresa Andresen

Arquiteta paisagista e engenheira agrónoma. Lecionou no ensino superior durante 30 anos. Desde 2014 exerce atividade de consultoria como profissional liberal estando envolvida na criação da Paisagem Protegida do Parque das Serras do Porto e coordenação do respetivo Plano de Gestão.

Membro do Conselho Nacional do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável desde 2013. Presidente da Direção da AJH – Associação Portuguesa dos Jardins Históricos desde 2017. Coordenadora do Programa Intermunicipal dos Sacromontes (Braga e Guimarães) desde 2020.


serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile