O CINEMA NA ERA DA TELE-PANDEMIA (E DEPOIS…)

Conversas Com Serralves

#ConversasComSerralves

01 MAR 2021

Horário: 18:00

Evento online, de acesso gratuito, com inscrição obrigatória através deste link

O link de acesso será enviado após conclusão do período de inscrições

2103 O Cinema na era da tele-pandemia

O isolamento social, que o atual contexto de pandemia impôs à escala global, trouxe para primeiro plano a comunicação à distância, o que fez com que todo um conjunto de hábitos sociais que, até aqui definiam e faziam parte do espaço público, passassem, nos tempos em que vivemos, invariavelmente a ser antecedidos pelo prefixo tele-. A pandemia veio, assim, radicalizar o triunfo – mesmo que forçado – da era da globalização digital que, há muito, vem apresentando, como uma comodidade, todo um cardápio de alternativas virtuais ao que nos habituámos a reconhecer como comunidade.


O cinema, entendido até aqui como um ato social, como uma assembleia de espetadores que partilham, conjuntamente, a experiência de um filme e fazem dessa partilha (do visto e do sonhado) vivência da cidadania, está hoje envolto num questionamento de todas as coordenadas que tradicionalmente o definiam: o dispositivo, a sala, os meios técnicos necessários à sua produção, a distribuição, a programação e, fundamentalmente, o seu alcance.  

 

As perguntas que se impõem, face à normalização do acesso ao cinema “à distância” através de plataformas streaming, não podem, por isso, ignorar as implicações que decorrem desta aparente mudança de paradigma, sobre a qual refletiremos com José Manuel Costa, diretor da Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, que estará à conversa com António Preto, diretor da Casa do Cinema Manoel de Oliveira.

Relacionado

José Manuel Costa
José Manuel Costa
José Manuel Costa
José Manuel Costa

José Manuel Costa, Diretor da Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema desde 2014. Licenciado em Engenharia Eletrotécnica, ocupou vários cargos na Cinemateca, onde começou a exercer funções em 1975 e onde foi nomeadamente responsável pelo projeto e a edificação do ANIM (Dept. Arquivo Nacional das Imagens em Movimento). Foi membro do Comité Executivo da FIAF (Federação Internacional de Arquivos de Filmes) em 1993-95 e Presidente do Comité Executivo da ACE (Association des Cinémathèques Européennes) em 1991-98. Ensinou na FCSH NOVA (1989-2019) e na ESTA (Abrantes, 2008-2010). Fundou o Doc’s Kingdom-Seminário Internacional de Cinema Documental, que dirigiu entre 2000 e 2010. Entre outros escritos, é autor/editor de monografias sobre David W. Griffith, Robert Flaherty, Joris Ivens e Cinema Indiano, e coautor de obras sobre Frederick Wiseman e Cinema Chinês.

serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile