O REAL JARDIM BOTÂNICO DE MADRID: história, consolidação e investigação

Conversas Com Serralves

#ConversasComSerralves

11 MAR 2021

Horário:  18:00

A sessão será em Castelhado

Evento online, de acesso gratuito, com inscrição obrigatória através deste link

O link de acesso será enviado após conclusão do período de inscrições

2103 O REAL JARDIM BOTÂNICO DE MADRID: história, consolidação e investigação


O Real Jardim Botânico (RJB) de Madrid, fundado em 1755, celebra este ano o seu 265.º aniversário, e tem como missão a investigação científica da atual diversidade de plantas e fungos, e a compreensão de como essa diversidade foi gerada, bem como a promoção da conservação do património natural espanhol e, por consequência, do património mundial em constante mutação e ameaçado pelos impactes causados pelas alterações climáticas e consequentes efeitos no ambiente.

A sua atividade científica foca-se nos projetos de investigação de plantas e fungos com o objetivo de descrever, interpretar e sintetizar o conhecimento sobre a diversidade do mundo vegetal. Atualmente integra o Conselho Superior para Investigação Científica.

Nesta conversa será explorada a história, consolidação e investigação científica desenvolvida por este Real Jardim Botânico.


Orador: Esteban Manrique Reol (Diretor do Real Jardim Botânico de Madrid)

Moderação: Helena Freitas (Coordenação da Equipa Diretiva do Parque)

Relacionado

Esteban Manrique Reol
Esteban Manrique Reol
Helena Freitas
Helena Freitas
Esteban Manrique Reol
Esteban Manrique Reol

Esteban Manrique Reol, Biólogo, obteve seu Doutorado em Biologia pela Universidade Autónoma de Madrid, em 1979. Após 23 anos da prática do ensino universitário (Botânica, Poluição Ambiental, Palinologia na Universidade Complutense, Colégio Arcos del Jalón e Faculdade de Farmácia), em 2002, ele integrou o CSIC como professor e investigador. De julho de 2009 a agosto de 2013 exerceu funções como Diretor do Museu Nacional de Ciências Naturais. Atualmente é o representante nacional do Ministério da Economia, Indústria e Competitividade de Espanha no programa europeu ERA-NET de investigação BiodivERsA.

O seu trabalho é focado no estudo da ecologia vegetal, ecofisiologia e os efeitos dos poluentes do ar e do armazenamento de nitrogénio atmosférico nos ecossistemas mediterrâneos. O seu principal interesse recai sobre o ciclo da química do solo e dos nutrientes nas espécies-chave do Mediterrâneo para a sustentabilidade de tais sistemas a longo prazo. Atualmente, estuda o depósito de nitrogénio atmosférico e fósforo nos alpes do Parque Nacional do Mediterrâneo, colaborando com investigadores de centros de investigação nacionais e internacionais (URJC-Madrid, CIEMAT-Madrid, CSIC-EEZA-Madrid e Centro de Ecologia Funcional, Universidade de Coimbra, Portugal, entre outros). Em 1990 foi nomeado Subdiretor Geral para a Promoção do Conhecimento (Ministério da Educação e Ciência de Espanha). Em 1986 e até 2003, foi o representante espanhol no programa Ambiente e Clima do Programa Europeu. Em 2003 foi nomeado Director Adjunto do Organismo de Programas de Investigação Internacionais. Publicou mais de 68 artigos, recebendo mais de 2698 citações, bem como vários livros e capítulos de livros. Orientou 8 teses de doutorado e 3 dissertações de mestrado.

serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile