Palavra de Artista - Carlos Bunga

Conversas Com Serralves

#ConversasComSerralves

12 MAR 2021

Horário: 18:00

Conversa em Inglês

Evento online, de acesso gratuito, com inscrição obrigatória através deste link

O link de acesso será enviado após conclusão do período de inscrições

2103 Palavra de Artista - Carlos Bunga

Com Carlos Bunga, artista, e Philippe Vergne, Diretor do Museu de Serralves


Carlos Bunga é um artista português que vive em Barcelona e que tem desenvolvido um significativo percurso internacional, expondo em instituições consagradas, tanto na Europa como nos Estados Unidos, Canadá e América Latina. As exposições que teve no Hammer Museum, em Los Angeles, e no Museum of Contemporary Art de Toronto são alguns exemplos que atestam a sua notoriedade. Bunga trabalha na interseção de áreas como a pintura, a escultura, a fotografia, a performance ou o vídeo e desenvolve frequentemente projetos site specific efémeros, em que utiliza materiais pobres, como cartão e fita adesiva para embalagens. Em contraste com a simplicidade dos materiais, o seu trabalho assenta numa consistente e sensível abordagem poética e conceptual de temas como a memória, o relacionamento com a arquitetura, a fragilidade da vida urbana, a demografia, a emigração, as questões sociais.


Nesta conversa com o artista serão abordados os temas que Carlos Bunga tem vindo a explorar ao longo da sua carreira, que desde o seu início teve uma particular relação com Serralves: em 2003 Bunga ganhou o Prémio EDP Novos Artistas que aqui teve lugar e em 2012 apresentou, no âmbito do projeto Sonae/Serralves, uma instalação site specific de grandes dimensões no átrio de entrada do Museu, cuja arquitetura e cuja funcionalidade reinterpretou e recriou.


Relacionado

Ana Rita Teodoro
Ana Rita Teodoro
Ana Rita Teodoro
Ana Rita Teodoro

Ana Rita Teodoro nasceu em 1982. É Mestre em “Dança, Criação e Performance” pelo CNDC de Angers e a Universidade Paris 8 (2011/2013), tendo desenvolvido como pesquisa a criação de uma “Anatomia Delirante” que procura extrapolar temporalidades, matérias, texturas e funções do corpo humano convencionado. Estudou o corpo através das disciplinas de anatomia, paleontologia e filosofia no c.e.m. (Lisboa) com Sofia Neuparth e Chi Kung na Escola de Medicina Tradicional Chinesa de Lisboa. O Butô de Tatsumi Hijikata tem sido uma das suas áreas de maior investimento artístico. Criou as peças MelTe, Orifice Paradis, Sonho d’Intestino, Palco, Assombro,Your Teacher, please e FoFo. Colabora com diferentes artistas em projetos pontuais na área da dança, da performance e da música.

serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile