Palavra de Artista - Priscila Fernandes
Conversas Com Serralves
#ConversasComSerralves
Horário: 18:00
Evento
online, de acesso gratuito, com inscrição obrigatória através
deste link
O link de acesso será enviado após conclusão do período de inscrições
Portrait with
Roller Skates, 165 x 132 cm ©
Priscila Fernandes
Conversa entre Priscila Fernandes, artista e Paula
Fernandes, curadora do Museu de Serralves.
O ponto de partida para esta conversa é o
tema central e desenvolvido por Priscila Fernandes na obra que pertence à Coleção
de Serralves: Gozolândia e Outros Futuros (2016), construída a partir de um mito medieval de um país imaginário
chamado Cocanha. Nesse país, a comida era abundante, o clima ameno e o trabalho era
desnecessário. Priscila Fernandes propõe uma reflexão sobre a
relação entre trabalho, jogo e lazer e a sua influência no ato de criar e no
ato de desfrutar da arte.
Gozolândia e
Outros Futuros resulta de uma encomenda realizada à
artista para integrar a 32º Bienal de
São Paulo em 2016. A obra foi posteriormente apresentada numa estrutura temporária, desenhada pelo atelier de
arquitetura Fala e construída no Parque de Serralves para a
exposição Incerteza Viva: uma exposição a partir da 32ª Bienal de
São Paulo, 2017. Integrou a Coleção em 2018 e em 2020 foi apresentada na exposição Intercidades,
realizada na Câmara Municipal de Lisboa. Encontra-se neste momento em exibição na exposição SOOOO
Lazy, na Caixa Fórum em Barcelona.
Relacionado
Priscila Fernandes nasceu em Coimbra, em 1981. Licenciou-se em Pintura no National College of Art and Design, em Dublin, República da Irlanda. Fez o Mestrado em Belas Artes no Piet Zwart Institute, Willem de Kooning Academy da Universidade de Roterdão, Holanda. O seu trabalho apresenta propostas no campo da instalação, pintura e vídeo. Vive atualmente em Roterdão, na Holanda.
Foi distinguida com os prémios Brutus Award (AVL Mundo, Rotterdam) em 2019 e EDP Novos Artistas em 2011.
Com Edward Clydesdale Thomson é responsável pela licenciatura de Belas-Artes BEAR (Base for Experimental Art and Research) na ArtEZ, em Arnhem.
Participou em algumas exposições das quais se destacam a 32º Bienal de São Paulo, Incerteza Viva em São Paulo e no Museu de Serralves; The Book of Aesthetic Education of the Modern School, na Fundação Joan Miró, Barcelona; Back to the sandbox: Art and Radical Pedagogy, Reykjavik Art Museum; Playgrounds, Museu Reina Sofia, Madrid; PIGS, Artium Basque Museum; Learning for Life, Henie-Onstad Kunstsenter Oslo; 12 Contemporâneos, Museu de Serralves, Porto; Those bastards in caps come to have fun and relax by the seaside instead of continuing to work in the factor, em Tent, Roterdão; This is the time. This is the Record of the Tim, no Sledelijk Museum Bureau, Amesterdão.