Ciclo de Sessões Temáticas: Ambiente Descontraído

Conversas Com Serralves

A importância da alimentação para preservar o planeta

28 ABR 2021

Horário: 18:30

Online

Acesso gratuito com inscrição obrigatória para Marta Tavares – m.tavares@serralves.pt

O link de acesso será enviado após conclusão do período de inscrições

2104 A importância da alimentação para preservar o planeta


A importância da alimentação para preservar o planeta

Os ecossistemas terrestres e a preservação do solo são cruciais para o fornecimento de inúmeros serviços ambientais, proteção da biodiversidade e produção de alimentos. A investigação recente tem demonstrado o papel essencial e o potencial de utilização dos organismos do solo no aumento da fertilidade e produção de alimentos, purificação do solo e da água. Contudo, o incremento da população humana e das suas necessidades e hábitos alimentares tem levado a uma procura crescente de solos agrícolas e à consequente destruição de importantes habitats naturais, bem como à intensificação das técnicas de produção agrícolas e pecuárias, com graves consequências na degradação da qualidade dos solos e dos seus organismos, emissão de CO2 e uso alargado de agroquímicos tóxicos.

Lembrando o Dia Mundial da Terra, celebrado a 22 de abril, vamos conversar, em ambiente descontraído, sobre os impactes dos hábitos alimentares e a importância de uma alimentação sustentável na conservação dos ecossistemas terrestes e saúde dos solos e do planeta..

 

Moderadora: Arminda Deusdado (Farol de Ideias)

Orador: José Teixeira (CIIMAR), João Graça (SUSTAINMEALS) e Sara Rocha (ACTUAR)


2104 A importância da alimentação para preservar o planeta

Parceiro Científico

Relacionado

Arminda Sousa Deusdado
Arminda Sousa Deusdado
João Graça
João Graça
José Teixeira
José Teixeira
Sara Rocha
Sara Rocha
Arminda Sousa Deusdado
Arminda Sousa Deusdado

Arminda Sousa Deusdado é licenciada em Ciências Históricas pela Universidade Portucalense, tem uma Pós-Graduação em Gestão Cultural pela Escola de Gestão do Porto. É atualmente CEO da Farol de Ideias e coordenadora executiva dos projetos de televisão e media da Farol. Foi Realizadora da série documental “GEOSFERA”, uma série de sete episódios sobre os geoparques da Europa, do documentário “O Sabor da Despedida”, sobre a barragem do Sabor, do documentário “Os rostos da Europa”, “As febres do século”, sobre a Pneumónica e a relação pandémica da COVID-19, Carquejeiras - as escravas do Porto” (RTP2, 2019), “Pneumónica - As febres do século” (RTP2, 2020) e “Vírus - parasitas obrigatórios” (série documental - RTP1, 2021), assim como coordenadora/realizadora do magazine de ambiente “Biosfera” em emissão desde 2004 na RTP.

serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile