China torna-se verde: ambientalismo coercivo para um planeta problemático

Pluralizando o Antropoceno

Pluralizando o Antropoceno

Parque
26 ABR 2021

Horário: 14:00 - 15:30 (UTC + 1)

A sessão será em Inglês

Evento online, de acesso gratuito, com inscrição obrigatória através deste link

O link de acesso será enviado após conclusão do período de inscrições

2104 China Goes Green: Coercive Environmentalism for a Troubled Planet

Yifei Li (New York University Shanghai) and Judith Shapiro (American University) 

Moderador: Gonçalo Santos (CIAS/ Sci-Tech Asia)


O que significa para o futuro do planeta, quando um dos sistemas de governos autoritário mais duradouro do mundo, procura a "civilização ecológica"? A China, apesar dos seus altos níveis de poluição e da sua colossal utilização de recursos naturais, desenvolveu um modelo de ambientalismo estatal que concentra o poder político, económico e epistémico sob uma liderança centralizada. Perante isto, a China parece consubstanciar a esperança de uma nova abordagem radical para a governação ambiental. Nesta sessão, os autores investigam os mecanismos concretos do ambientalismo coercivo da China para mostrar como "tornar-se verde" ajuda o estado a promover outras agendas, como a vigilância dos cidadãos e a influência geopolítica. Através de iniciativas, regulamentos e campanhas implementadas de cima para baixo para mitigar os impactos da poluição e da degradação ambiental, as autoridades chinesas também promovem a monitorização do comportamento dos indivíduos e das empresas, a pacificação das regiões fronteiriças e a expansão do poder e influência chineses ao longo da nova rota da seda, bem como nos bens comuns globais. Devido ao pouco tempo que resta para a mitigação das alterações climáticas e a proteção de milhões de espécies em extinção, precisamos considerar se um autoritarismo verde pode mostrar o caminho e quais são as suas promessas e riscos.

Relacionado

Gonçalo D. Santos
Gonçalo D. Santos
Judith Shapiro
Judith Shapiro
Yifei Li
Yifei Li
Gonçalo D. Santos
Gonçalo D. Santos

Gonçalo D. Santos is an Assistant Professor of Social-Cultural Anthropology in the Department of Life Sciences and a full member of the Research Centre for Anthropology and Health (CIAS) at the University of Coimbra. He held previous positions at the London School of Economics and Political Science, the Max Planck Institute for Social Anthropology, and the University of Hong Kong. His research on China explores new approaches to questions of modernity, moral subjectivity, and social and technological transformation. He is the author of Chinese Village Life Today (Univ. of Washington Press, In Press) and the co-editor of Transforming Patriarchy (Univ. of Washington Press, 2017). He is the founder and the director of the international research network Sci-Tech Asia, and a participant in the Initiative for U.S.-China Dialogue on Global Issues Research Group on Culture and Societyat Georgetown University.

 

Gonçalo D. Santos

University of Coimbra

Department of Life Sciences

Calçada Martim de Freitas

3000-456 Coimbra (Portugal)

Personal Website: https://gdsantos.com/

Network Website: https://www.scitechasia.org

serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile