De lobos e homens

Conversas Com Serralves

Conversas com Ciência

01 ABR 2021

Horário: 18:00

Evento online, de acesso gratuito, com inscrição obrigatória através deste link

O link de acesso será enviado após conclusão do período de inscrições

2104 De lobos e homens

Poucos animais na Terra evocam emoções tão fortes como o lobo, ou foram perseguidos tão intensamente. Contudo, o lobo enriqueceu a nossa cultura através da sua presença em inúmeras histórias e obras de arte. As imagens do lobo nos contos populares variam: em muitos, os lobos são descritos como cruéis e ferozes; noutros, eles são representados com imagens reveladoras de nobreza e lealdade. A igreja frequentemente associava o lobo ao diabo, o que constituía um forte incentivo para sua erradicação. Na realidade, o que conhecemos sobre o lobo? Como tem sido a nossa relação com este predador? Nas sociedades de caçadores-coletores, o lobo era respeitado pelos seus comportamentos de caça. Mas com o surgimento da agricultura, os conflitos com os seres humanos apareceram. Os lobos representavam uma ameaça para o gado e também eram vistos como competidores por diferentes espécies cinegéticas como os cervídeos. 



Orador: Francisco Petrucci Fonseca

Moderadora: Arminda Deusdado

 


Relacionado

2 Arminda Sousa Deusdado
Arminda Sousa Deusdado
Francisco Petrucci-Fonseca
Francisco Petrucci-Fonseca
2 Arminda Sousa Deusdado
2 Arminda Sousa Deusdado

Jornalista, Produtora e Realizadora

Arminda Sousa Deusdado é licenciada em Ciências Históricas pela Universidade Portucalense, tem uma Pós-Graduação em Gestão Cultural pela Escola de Gestão do Porto. É atualmente CEO da Farol de Ideias e coordenadora executiva dos projetos de televisão e media da Farol. Foi Realizadora da série documental “GEOSFERA”, uma série de sete episódios sobre os geoparques da Europa, do documentário “O Sabor da Despedida”, sobre a barragem do Sabor, do documentário “Os rostos da Europa”, “As febres do século”, sobre a Pneumónica e a relação pandémica da COVID-19, assim como coordenadora/realizadora do magazine de ambiente “Biosfera” em emissão desde 2004 na RTP.

serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile