Conversas e Conferências

O papel emergente das artes na transição digital verde - o caso de Portugal

Serralves S+T+ARTS TALKS

Como a colaboração de empreendedores, ciência, tecnologia e artes é crucial para as economias e sociedades contemporâneasSERRALVES S+T+ARTS TALKS

14 ABR 2021

Horário: 18:00 GMT | 19:00 CET

A sessão será em Inglês

Evento online, de acesso gratuito, com inscrição obrigatória através deste link

O link de acesso será enviado após conclusão do período de inscrições

2104 O papel emergente das artes na transição digital verde - o caso de Portugal

 

A Fundação de Serralves assume como Missão estimular o interesse e o conhecimento pela arte contemporânea, pela arquitetura, pela paisagem e por temas críticos para a sociedade e seu futuro, designadamente no âmbito da sustentabilidade e da ciência e tecnologia.

 

Partindo de uma visão integradora e promotora de processos de inovação, Serralves pretende aprofundar e estimular a relação entre arte, ciência e tecnologia.

 

Neste contexto, apresenta um novo ciclo de conversas intitulado SERRALVES S+T+ARTS TALKS. Estas sessões promoverão o debate com base em actividades concretas, já realizadas ou ainda em curso, no âmbito da Iniciativa do Mercado Digital Único da União Europeia (UE) S+T+ARTS – Science, Technology and the Arts.

 

A primeira conversa versará sobre o contexto português e europeu, discutindo o papel emergente das artes na promoção e implementação da transição digital verde. Serão abordados estudos de caso em Portugal, no contexto da atual presidência da UE, e serão estabelecidas ligações aos Pólos Europeus de Inovação Digital assim como referidos possíveis contributos de organizações nacionais para esta transformação.

 

“O papel emergente das artes na transição digital verde - o caso de Portugal: como a colaboração de empreendedores, ciência, tecnologia e artes é crucial para as economias e sociedades contemporâneas”, terá como intervenientes o Secretário de Estado para a Transição Digital, André de Aragão Azevedo, a Presidente do Conselho de Administração da Fundação de Serralves, Ana Pinho, o perito sénior na Comissão Europeia, Ralph Dum, a Eurodeputada Eva Kaili e o artista Leonel Moura. O debate será moderado por Luis Miguel Girão, especialista em processos de interação de arte, ciência e tecnologia.



Apresentação do tema e dos participantes:

A transformação digital consiste na inovação tecnológica e digital de negócios, indústrias, empresas, produtos e serviços, para aumentar a competitividade e o crescimento económico dos países, de forma sustentável.

 

Desta forma, questões como a importância da transição digital verde, o papel de liderança de Portugal na transformação digital na Europa, a inclusão do pensamento artístico nas práticas de investigação e inovação em ciência e tecnologia como fatores de promoção da transição digital de setores económicos, o trabalho em rede em diferentes regiões da Europa, o papel dos artistas e das instituições na sustentabilidade, serão alguns dos temas debatidos na primeira conversa da série Serralves S+T+ARTS Talks.


2104 O papel emergente das artes na transição digital verde - o caso de Portugal

Apoio

Relacionado

Ana Pinho
Ana Pinho
André de Aragão Azevedo 
André de Aragão Azevedo 
Eva Kaili
Eva Kaili
Leonel Moura
Leonel Moura
Luis Miguel Girão
Luis Miguel Girão
Ralph Dum
Ralph Dum
Ana Pinho
Ana Pinho


Presidente do Conselho de Administração e da Comissão Executiva da Fundação de Serralves, Administradora da REN, SGPS, SA, Gerente da Arsopi Lda., Administradora da Tecnocom SA e Administradora da ATP – Associação do Turismo do Porto e Norte.

 

Foi Administradora da TAP SGPS, S.A., CEO da UBS Portugal e membro da Comissão Executiva da UBS España tendo, antes disso, exercido vários outros cargos na UBS AG. Anteriormente, foi Equity Analyst na Schroder Securities, em Londres e Analista Financeira no Banco Português de Investimentos, no Porto.

 

Licenciada em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto, detém um MBA pela Cass Business School, London e um Corporate Finance Executive Programme pela London Business School.

 

Frequentou vários cursos de história de arte na Fundação de Serralves Porto, na Sociedade Nacional de Belas Artes Lisboa, na Christie’s Education London e no Sotheby’s Institute London.

 

serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile