Conversas e Conferências

O papel emergente das artes na transição digital verde - o caso de Portugal

Serralves S+T+ARTS TALKS

Como a colaboração de empreendedores, ciência, tecnologia e artes é crucial para as economias e sociedades contemporâneasSERRALVES S+T+ARTS TALKS

14 ABR 2021

Horário: 18:00 GMT | 19:00 CET

A sessão será em Inglês

Evento online, de acesso gratuito, com inscrição obrigatória através deste link

O link de acesso será enviado após conclusão do período de inscrições

2104 O papel emergente das artes na transição digital verde - o caso de Portugal

 

A Fundação de Serralves assume como Missão estimular o interesse e o conhecimento pela arte contemporânea, pela arquitetura, pela paisagem e por temas críticos para a sociedade e seu futuro, designadamente no âmbito da sustentabilidade e da ciência e tecnologia.

 

Partindo de uma visão integradora e promotora de processos de inovação, Serralves pretende aprofundar e estimular a relação entre arte, ciência e tecnologia.

 

Neste contexto, apresenta um novo ciclo de conversas intitulado SERRALVES S+T+ARTS TALKS. Estas sessões promoverão o debate com base em actividades concretas, já realizadas ou ainda em curso, no âmbito da Iniciativa do Mercado Digital Único da União Europeia (UE) S+T+ARTS – Science, Technology and the Arts.

 

A primeira conversa versará sobre o contexto português e europeu, discutindo o papel emergente das artes na promoção e implementação da transição digital verde. Serão abordados estudos de caso em Portugal, no contexto da atual presidência da UE, e serão estabelecidas ligações aos Pólos Europeus de Inovação Digital assim como referidos possíveis contributos de organizações nacionais para esta transformação.

 

“O papel emergente das artes na transição digital verde - o caso de Portugal: como a colaboração de empreendedores, ciência, tecnologia e artes é crucial para as economias e sociedades contemporâneas”, terá como intervenientes o Secretário de Estado para a Transição Digital, André de Aragão Azevedo, a Presidente do Conselho de Administração da Fundação de Serralves, Ana Pinho, o perito sénior na Comissão Europeia, Ralph Dum, a Eurodeputada Eva Kaili e o artista Leonel Moura. O debate será moderado por Luis Miguel Girão, especialista em processos de interação de arte, ciência e tecnologia.



Apresentação do tema e dos participantes:

A transformação digital consiste na inovação tecnológica e digital de negócios, indústrias, empresas, produtos e serviços, para aumentar a competitividade e o crescimento económico dos países, de forma sustentável.

 

Desta forma, questões como a importância da transição digital verde, o papel de liderança de Portugal na transformação digital na Europa, a inclusão do pensamento artístico nas práticas de investigação e inovação em ciência e tecnologia como fatores de promoção da transição digital de setores económicos, o trabalho em rede em diferentes regiões da Europa, o papel dos artistas e das instituições na sustentabilidade, serão alguns dos temas debatidos na primeira conversa da série Serralves S+T+ARTS Talks.


2104 O papel emergente das artes na transição digital verde - o caso de Portugal

Apoio

Relacionado

Ralph Dum
Ralph Dum
Ana Pinho
Ana Pinho
Luis Miguel Girão
Luis Miguel Girão
Leonel Moura
Leonel Moura
André de Aragão Azevedo 
André de Aragão Azevedo 
Eva Kaili
Eva Kaili
Ralph Dum
Ralph Dum


Ralph Dum é Perito Sénior na Comissão Europeia (CE). Tem PhD (1992) em Física - tese na JILA, CO, EUA.  Trabalhou nos EUA na JILA/ NIST, CO e SUNY, Stonybrook, NY, e na Ecole Normale Supérieure, Paris, antes de se juntar permanentemente à CE em 2002.

É responsável pelo desenvolvimento de programas de investigação – incluindo áreas como a computação quântica, sistemas complexos e modelação científica e dados para políticas. Iniciou recentemente um programa sobre as Artes como catalisador da inovação na indústria / tecnologia – S+T+ARTS (Science, Technology & the Arts).


serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile