A necessidade de respeitar a natureza e os seus limites

Pluralizando o Antropoceno

Pluralizando o Antropoceno

Parque
15 ABR 2021

Horário: 15:00 - 16:30 (UTC + 1)

A sessão será em Inglês

Evento online, de acesso gratuito, com inscrição obrigatória através deste link

O link de acesso será enviado após conclusão do período de inscrições

2104 The Need to Respect Nature and its Limits

Helena Freitas (Centre For Functional Ecology | Fundação de Serralves)

Moderadores: Gonçalo Santos (CIAS/ Sci-Tech Asia) Ana Luísa Santos (CIAS / University of Coimbra)


A pandemia que experienciamos evidencia o excesso e a irracionalidade do nosso sistema de produção e consumo, expondo uma evidente emergência da crise ecológica e saúde. Somos vítimas de um sistema económico que se afirma num crescimento cego para além dos limites planetários, e que nada faz quando confrontado com as consequências para a saúde e obsessão pelo lucro. O modelo de desenvolvimento em que se baseia toda a atividade económica gera riscos colossais na saúde e enormes impactos sociais e ambientais, ao mesmo tempo que fomenta uma desigualdade que se torna insustentável. Hoje o verdadeiro desafio é fazer do pós-crise uma oportunidade de transformação individual e coletiva, assumindo a nossa vulnerabilidade e a nossa condição integral com um planeta comprometido com a ecologia, a saúde e a paz; um mundo maior do que nós, baseado na cumplicidade, na diversidade e na cooperação, capaz de acolher e cuidar da pluralidade das formas de vida. Não se trata de restaurar e voltar a uma condição anterior, mas de propor alternativas para o bem universal, com criatividade e cooperação, apoiando a transição para atividades de baixo carbono e resilientes, impulsionadas por investimentos justos, capacitação, conhecimento, e envolvendo a sabedoria do mundo que é, no fundo, a nossa casa comum.

Relacionado

1 Helena Freitas new
Helena Freitas
Ana Luísa Santos
Ana Luísa Santos
Gonçalo D. Santos
Gonçalo D. Santos
1 Helena Freitas new
1 Helena Freitas new

Helena Freitas doutorou-se em Ecologia pela Universidade de Coimbra, em colaboração com a Universidade de Bielefeld, Alemanha, em 1993, e realizou um pós-doutoramento na Universidade de Stanford, EUA, entre 1994 e 1996. É Professora Catedrática na área da Biodiversidade e Ecologia no Departamento de Ciências da Vida da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra desde 2003, e detentora da Cátedra Unesco em Biodiversidade e Conservação para o Desenvolvimento Sustentável desde 2014 (http://unescobiodiversitychair.uc.pt/?lang=en).

Foi Vice-Reitora da Universidade de Coimbra entre 2011 e 2015, com o pelouro das Relações Institucionais, Museus e Desporto. Entre 23 de outubro de 2015 e 10 de março de 2016 foi deputada e vice-presidente do Grupo Parlamentar do Partido Socialista. Entre 10 de Março de 2016 e 18 de julho de 2017 foi Coordenadora da Unidade de Missão para a Valorização do Interior, tendo coordenado o Programa Nacional para a Coesão Territorial (www.pnct.gov.pt, Diário da República n.º 226/2016, Série I, de 2016-11-24).

Helena Freitas integrou o Conselho Geral da Universidade de Coimbra (2009-2011), foi Diretora do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra de 2004-2012, tendo elaborado e  coordenado o seu programa de requalificação,  Presidente da Liga para a Proteção da Natureza (1999 – 2002), primeira Provedora do Ambiente e Qualidade de Vida da cidade de Coimbra (2002 - 2005), fundadora e Presidente da Sociedade Portuguesa de Ecologia (2004 - 2013) e Vice-Presidente da Sociedade Europeia de Ecologia (2009 - 2012).

Atualmente, é Coordenadora da unidade de investigação Centre for Functional Ecology – science for people and the planet (cfe.uc.pt), Coordenadora científica do FitoLab - Laboratório de Fitossanidade do Instituto Pedro Nunes (www.ipn.pt/laboratorio/fitolab), e integra o Conselho Científico do Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra. Em Julho de 2019 integrou o comité europeu para a adaptação às alterações climáticas, incluindo a transformação societal. Desde Agosto de 2019 representa Portugal no IPBES.

As áreas científicas de especialidade relacionam-se com: Ecologia; Ecossistemas Mediterrânicos; Floresta e Agricultura; Ecologia e Gestão de espécies exóticas e invasoras; Conservação da Natureza, Biodiversidade; Fisiologia da árvore; Diversidade de Plantas e Fungos; Tolerância ao Stress e Bioremediação; Política ambiental; Bioenergia; Conservação da Natureza; Ecologia microbiana; Ecologia e Sociedade. Foi coordenadora ou participante em vários projetos e consórcios nacionais e internacionais, incluindo o Millennium Ecosystem Assessment. Orientou ou coorientou 20 dissertações de mestrado e 34 teses de doutoramento.

É autora em mais de 300 publicações científicas internacionais indexadas e várias obras de promoção e divulgação da ciência. Publica regularmente na imprensa nacional e regional, em particular sobre ambiente, territórios e sociedade, planeamento e políticas de desenvolvimento com base no conhecimento. Em março de 2000 foi-lhe atribuída a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique pelo Presidente da República Portuguesa Jorge Sampaio.


serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile