Conversas e Conferências

A Reindustrialização e a Transformação Circular

Conferência

20 MAI 2021

Horário: 09:30 -13:00

Evento online

Inscrição obrigatória através deste link

2105 A Reindustrialização e a Transformação Circular 20 Mai

A Associação Smart Waste Portugal e a Fundação de Serralves associam-se numa causa comum: a valorização da economia circular, enquanto modelo económico mais sustentável na construção e transição societal. Neste sentido, no âmbito da parceria estabelecida e enquanto atividade do projeto Be Smart-Be Circular, promovido pela ASWP e cofinanciado pelo COMPETE 2020, a ASWP e a FS encontram-se a organizar uma conferência online totalmente dedicada à Economia Circular, no próximo dia 20 maio de 2021.

A necessidade de resposta a questões como a escassez dos recursos naturais, o aumento demográfico, as alterações climáticas, a ineficiência na utilização de matérias-primas, a produção excessiva de resíduos, bem como o consumo massivo, são alguns dos temas foco que exigem atualmente soluções eficazes assentes na atenção e participação ativa de todos e na transição para uma economia circular, no âmbito da conservação do capital natural.

A Conferência, pretende enfatizar os temas que a ASWP e a FS têm vindo a trabalhar, de forma colaborativa e ambiciona, a longo prazo, sensibilizar investidores, empresários e decisores políticos a criarem um caminho, através da execução de medidas e iniciativas locais. Desta forma, tem-se como objetivo final, a alteração de paradigma em Portugal: que o setor dos resíduos se converta num setor de recursos, aumentando a capacidade da economia portuguesa, com destaque para a indústria, de estabelecer e liderar cadeias de fornecimento internas, com reduzido impacte ambiental e que maximizam o valor dos recursos na economia.

Encontramo-nos perante um momento sem precedentes para o desenvolvimento económico e social do país, sendo o período pós-Covid uma oportunidade única para reconstruir a economia portuguesa. O recém-aprovado Plano da Ação para a Economia Circular da União Europeia, o Pacto Ecológico Europeu e a Proposta do Plano de Recuperação e Resiliência pretendem dar um contributo relevante para a descarbonização e para a transição climática, sendo que Portugal deve apostar nas premissas da economia circular e na reindustrialização verde, por forma a alcançar as estratégias propostas.

Para a realização desta Conferência foram identificados elementos-chave de discussão, para abordar as melhores estratégias e metodologias a adotar para a implementação do modelo de Economia Circular em Portugal, através da participação de entidades nacionais, que se revelaram bem-sucedidas e que têm vindo a ter impacte bastante positivo na economia, ambiente e sociedade.


Consulte o Programa

Relacionado

Sérgio Faias
Sérgio Faias
António Eusébio
António Eusébio
Aires Pereira
Aires Pereira
João Torres
João Torres
Helena Freitas
Helena Freitas
Ana Pinho
Ana Pinho
António Costa Silva
António Costa Silva
Ângelo Ramalho
Ângelo Ramalho
José Theotónio
José Theotónio
José de Melo Bandeira
José de Melo Bandeira
André de Albuquerque
André de Albuquerque
Pedro São Simão
Pedro São Simão
João Bento
João Bento
Alberto Teixeira
Alberto Teixeira
Sérgio Faias
Sérgio Faias

Sérgio Faias é presidente do Conselho de Administração da Docapesca – Portos e Lotas S.A., a autoridade portuária responsável pela gestão dos portos de pesca, marinas e portos de recreio em Portugal continental. De 2016 a 2020, desempenhou funções de vogal do Conselho de Administração, responsável pelas direções de Infraestruturas, Sistemas de Informação, Segurança e Manutenção e as cinco delegações regionais.

De 2014 a 2016, foi coordenador da Task Force for Energy Quality of Supply and Smart Grids do Conselho Europeu de Reguladores de Energia (CEER), Bruxelas.

De 2012 a 2016, desempenhou funções de Especialista na Direção de Redes e Infraestruturas da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).

É professor na Secção de Sistemas de Energia do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL), desde 2001.

Doutorado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores e Mestre em Engenharia Mecânica pelo Instituto Superior Técnico (IST-UTL), possui ainda licenciatura e bacharelato em Engenharia Electromecânica, pelo Instituto Politécnico de Setúbal.

serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile