Laura | Zelig
Ciclo CINEMA E FOTOGRAFIA: VISÕES ESPECTRAIS
Ciclo Cinema e Fotografia: Visões Espectrais
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Horário: 18:30
Acesso: 3€; Estudante/Jovem, Maiores de 65 e Amigos de Serralves: 1,5€
O acesso ao Auditório da Casa do Cinema é feito pela Rua de Serralves nº 873, 30 minutos antes do início da sessão.
Laura
Tânia Dinis
PT | 10 min. | 2017
Zelig
Woody Allen
USA | 79 min. | 1983
Laura é um filme-ensaio, um trabalho de pesquisa e
recolha de arquivos fotográficos familiares (anónimos). Desenvolvido a partir
de "Aura – um folhetim fotográfico", escrito por Regina Guimarães, a
realizadora encontra num álbum perdido a centelha da ficção, descobrindo, em
movimento centrífugo, possibilidades narrativas para aquelas imagens.
Nesta sessão, composta por dois filmes cujos títulos
são os nomes das suas personagens ficcionais, construídas a partir de arquivos
fotográficos manipulados, a Laura junta-se Zelig.
Leonard Zelig (interpretado pelo próprio realizador, Woody Allen) é um artista
social que muda rapidamente de trajes, personalidade, fisionomia ou capacidades,
e cuja disfunção emocional o obriga a imitar, mental e fisicamente, qualquer
pessoa com quem se encontre. Assim opera no mundo da mimesis, como
fantasma aprisionado num espelho, atormentado pelos vivos que nele se observam
refletidos. Tratado pela Doutora Eudora Flelcher (na figura de Mia Farrow),
Zelig é gradualmente curado e, durante esse processo, passa de estranha atração
secundária a celebridade nacional norte-americana. Zelig “é a criação ficcional
mais brilhante e inspirada de Woody Allen, e o filme que o contém, chamado
simplesmente de Zelig, é a obra mais brilhante do argumentista-realizador-ator”,
escreveu à época o crítico Vincent Canby no The New York Times.
Dois filmes sobre a permeabilidade da fotografia às manipulações do tempo e da
memória, que incidem, além disso, sobre a sua falibilidade documental e o que
de vivo pode transparecer do arquivo inerte.