Le Portrait mystérieux | 0116643225059 | The Cameraman
Ciclo CINEMA E FOTOGRAFIA: VISÕES ESPECTRAIS
Ciclo de Cinema
txt 0.875 data display
Horário: 18:30
Acesso: 3€; Estudante/Jovem, Maiores de 65 e Amigos de Serralves: 1,5€
O acesso ao Auditório da Casa do Cinema é feito pela Rua de Serralves nº 873, 30 minutos antes do início da sessão.
Le Portrait mystérieux
Georges Méliès
FR | 2 min. | 1903
0116643225059
Apichatpong Weerasethakul
TH, USA | 5 min. | 1994
The Cameraman
Edward Sedgwick, Buster Keaton
EUA | 78 min. | 1928
Nesta sessão, composta por três filmes, atravessa-se
um século de cinema entre um dos primeiros filmes de Georges Méliès (Le
Portrait mystérieux, de 1899) e o primeiro filme do realizador Tailandês
Apichatpong Weerasethakul (0116643225059, 1994). Passando do cinema
primitivo ao neoprimitivismo, abre-se espaço ao vanguardismo lúdico de Buster
Keaton, o mais moderno dos palhaços mudos.
The Cameraman constitui, talvez, o auge do poder cómico slapstick de
Buster Keaton, que aqui interpreta o pepel de um fotógrafo de rua que começa a
filmar imagens em movimento para o seu novo empregador, a secção de atualidades
da MGM. Para isso, percorre Manhattan de uma ponta à outra, em busca das
melhores imagens, caindo ao rio, envolvendo-se numa guerra em Chinatown e
juntando-se à memorável maca (a famosa Josephine). Um filme dentro de um filme,
um realizador por detrás de outro, um estúdio a fazer de rua, um homem, uma
cidade e uma câmara de filmar (um ano antes de Vertov) e a fotografia a ser
substituída pelo cinema.