LEITURA FURIOSA

Biblioteca
23 MAI 2021

Horário: 16:00

Acesso: gratuito, com inscrição obrigatória para ser.educativo@serralves.pt

2105 LEITURA FURIOSA 23 Mai

Após um ano de pousio pandémico, empurrada pela força da necessidade, a Leitura Furiosa regressa em maio de 2021. É um momento privilegiado de encontro entre pessoas que estão zangadas com a leitura, a escrita (e o mundo…) e escritores.

 

DE FRANÇA …

 

A Leitura Furiosa dura quatro dias. É um momento privilegiado de encontro entre pessoas que estão zangadas com a leitura, a escrita (e o mundo…) e escritores. É um momento único que permite a um não-leitor aproximar-se da elaboração da escrita graças ao contacto com um escritor. É também um tempo em que esse não-leitor zangado pode fazer ouvir a voz, porventura imaginar um outro caminho para a sua vida.

A associação Cardan, fundada em 1978, fabricou a Leitura Furiosa. A atividade da associação Cardan dirige-se às pessoas com dificuldades sociais e económicas. Aliás, foi a consciência de que o acesso ao saber não é igualitário que levou à criação do Cardan... Além das sessões de leitura e de conversa em lugares carenciados da região da Somme (França), o Cardan desenvolve ações de aprendizagem ou a reaprendizagem da leitura e da escrita com adultos.

 

… PARA PORTUGAL

 

A Leitura Furiosa é um acontecimento anual, imaginado e levado a cabo pela Associação Cardan, que acontece simultaneamente em várias cidades de alguns países.

Há 20 anos que tem lugar em Amiens, durante um fim-de-semana. Entre 2000 e 2004 realizou-se também em Lisboa, organizada pela associação cultural Abril em Maio. A partir de 2009, tem sido organizada pela Casa da Achada-Centro Mário Dionísio. Em 2007 começou a acontecer também no Porto, em Serralves. Em 2012 aconteceu pela primeira vez em Beja, organizada pela Biblioteca Municipal. Em 2013 também teve lugar em Guimarães.

Destina-se aos que, mesmo sabendo porventura ler, estão zangados com a leitura – adolescentes e adultos, homens e mulheres, empregados e desempregados.

 

... LEITURA FURIOSA PORTO

 

Na quinta-feira, vários pequenos grupos de não-leitores convivem durante duas horas com um escritor – livremente, da maneira que entenderem fazê-lo. Nesse mesmo dia, à noite, cada escritor escreve um pequeno texto que oferecerá ao seu grupo quando, no dia seguinte (sexta), voltar a encontrar-se com os seus membros. Conversarão acerca do texto-oferta e, em simultâneo, um ilustrador criará um desenho, a preto e branco, que se casará com as palavras. O texto do escritor deverá, sem se configurar como ata de reunião ou artigo de jornal, refletir o que aconteceu no primeiro momento de convívio e não deverá ultrapassar uma página A4. No sábado de manhã, em lugar do habitual passeio, haverá um momento de homenagem às livrarias da cidade. Na tarde e noite desse dia, textos portugueses são traduzidos para francês e os textos franceses para português. Todas as matérias produzidas – textos e desenhos – são reproduzidas e arrumadas em envelopes A4, imagem de marca da Leitura Furiosa Porto.

 

No domingo, quarto dia do encontro, entre 16h e as 18h, textos e ilustrações são tornados públicos numa sessão de leitura que conta com a presença de escritores, leitores e músicos. Alguns textos serão lidos, outros cantados. Essa apresentação terá lugar na BIBLIOTECA DE SERRALVES. Serão distribuídos aos participantes e ao público presentes envelopes que contêm todos os textos e ilustrações.

 

© Run Lola! Studio

serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile