Os Municípios Lipor e a Biodiversidade

BIOBLITZ

Ciclo de Conversas Online

Online
31 MAI - 04 JUN 2021

Evento online, de acesso gratuito, com inscrição obrigatória através deste link

O link de acesso será enviado após conclusão do período de inscrições

2105 Os Municípios Lipor e a Biodiversidade


No âmbito da 7.ª edição do evento BioBlitz 2021, a Fundação de Serralves, com o apoio da Lipor e dos seus Municípios Associados, convida a comunidade educativa e público em geral a participar no Ciclo de Conversas Online - Os Municípios Lipor e a Biodiversidade.

 

O Bioblitz é um evento pedagógico e científico de referência, no âmbito da educação e sensibilização para o Ambiente, Biodiversidade e Sustentabilidade. O evento procura dar a conhecer a fauna e flora do Parque de Serralves e incentivar à exploração da biodiversidade em diferentes contextos, através de uma narrativa contemporânea para a sustentabilidade, inspirada no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, “Proteger a Vida Terrestre”.

O Ciclo de Conversas procura ser uma oportunidade para o diálogo sobre biodiversidade do qual os Municípios da Lipor irão partilhar alguns  dos seus projetos em desenvolvimento, com vista à participação ativa da comunidade para esta causa.


 

Programa

 

31 maio

18:00 - 19:30

A promoção da Biodiversidade nos Municípios Lipor - Espinho e Gondomar

Oradores:

Mercês Ferreira (Espinho) – A estratégia ambiental e de sustentabilidade do Município

Iva Rodrigues (Gondomar) - A estratégia de reabilitação e valorização ecológica dos rios e parques urbanos no município de Gondomar

Moderador: Juliano Ferreira (Grupo de Trabalho da Biodiversidade Lipor)



1 junho
18:00 - 19:30

A promoção da Biodiversidade nos Municípios Lipor - Maia e Matosinhos

Oradores:

Hugo Silva (Maia)- Biodiversidade no Parque de Avioso S. Pedro

Tiago Gomes (Matosinhos) – Centro de Recuperação da Paisagem

Moderador: Tânia Pinto (Grupo de Trabalho da Biodiversidade Lipor)

 


2 junho

18:00 - 19:30

A promoção da Biodiversidade nos Municípios Lipor - Porto e Póvoa de Varzim

Oradores:

Marta Silva (Porto) – Porto. a biodiversidade e a cidade

Paulo Célio Alves (Representante CIBIO-InBIO (Póvoa de Varzim) – A monitorização da biodiversidade do Parque da Cidade da Póvoa de Varzim

Moderador: Diana Nicolau (Grupo de Trabalho da Biodiversidade Lipor)


4 junho

18:00 - 19:30

A promoção da Biodiversidade nos Municípios Lipor - Valongo e Vila do Conde

Oradores:

Raquel Viterbo (Valongo) – Paisagem Protegida Regional das Serras do Porto

Rita Freire (Vila do Conde) - Biodiversidade e futuro do território

Moderador: Telmo Machado (Grupo de Trabalho da Biodiversidade Lipor)

Relacionado

01 Mercês Ferreira
Mercês Ferreira
02 Iva Rodrigues Ferreira
Iva Rodrigues Ferreira
03 Juliano Ferreira
Juliano Ferreira
04 Hugo Silva
Hugo Silva
05 Tiago Gomes
Tiago Gomes
06 Tânia Pinto
Tânia Pinto
11 Marta Silva
Marta Silva
13 Paulo Célio Alves
Paulo Célio Alves
14 Diana Nicolau
Diana Nicolau
15 Raquel Viterbo
Raquel Viterbo
18 Rita Freire
Rita Freire
01 Mercês Ferreira
01 Mercês Ferreira

Licenciada em Engenharia do Ambiente, Ramo de Engenharia Sanitária, pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa em 1986

«MPA-Master In Public Administration», pela Universidade Católica do Porto/Universidade de Aveiro.

«Curso de Alta Direção em Administração», ministrado pelo CEFA, Centro de Estudos e Formação Autárquica

2018 a 2019 Vogal do Conselho Diretivo da Agência Portuguesa do Ambiente .

De 2009 a outubro de 2017, foi Vereadora de Ambiente no Município de Vila Nova de Gaia, com a tutela da área ambiental e gestão urbanística.

Presidente da Assembleia Geral, da ENERGAIA - Agência de Energia do Sul da Área Metropolitana do Porto.

De 2009 a 2017, foi representante dos Presidentes de Câmara em exercício, na Área Metropolitana do Porto, nos Conselhos de Vereadores do Ambiente.

De 2004 a 2017, foi representante do Município de Vila Nova de Gaia na Comissão Delegada para o Desenvolvimento Sustentado, do EIXO ATLÂNTICO.

De 2000 a 2017, foi representante do Município de Vila Nova de Gaia na Comissão de Acompanhamento Técnica da Gestão da SULDOURO, S. A.

Representou o Municipio de Vila Nova de Gaia junto de diversos organismos internacionais e nacionais: Comité Económico e Social Europeu, Assembleias Gerais da SULDOURO, SIMDOURO e Metro do Porto.

De 2002 a 2009 foi Diretora do Departamento Municipal de Salubridade e Ambiente na Câmara Municipal de Gaia.

De 2000 a 2002 foi Chefe da Divisão Municipal do Ambiente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, responsável pela implementação de várias medidas no âmbito da regulamentação e legislação ambiental e coordenação do sistema de gestão de Resíduos Sólidos Urbanos do Concelho.

Nota biográfica \ Setembro 2018 Página 2 de 2

De 1997 a 2000 foi Diretora Técnica de Exploração da SULDOURO S. A., sendo responsável pela direção, gestão e exploração do Sistema Multimunicipal de Valorização e Tratamento dos Resíduos Sólidos Urbanos.

De 1989 a 1997 foi técnica Superior, integrada nas Divisões Municipais de Ambiente e de Salubridade Pública da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, tendo participado em todo o processo de criação do Sistema Multimunicipal de Tratamento e Valorização Resíduos Sólidos Urbanos para os Concelhos de Vila Nova de Gaia e Santa Maria da Feira.

De 1986 a 1989 desempenhou funções de Técnica Superior da Câmara Municipal de Sintra, coordenadora do setor de tratamento e destino final dos Resíduos Sólidos Urbanos e acompanhou todo o processo de criação do sistema.

Participou, organizou vários seminários, conferências nacionais e internacionais, dedicados, em diversas áreas do Ambiente.

Orientou estágios diversos, na Área de Ambiente, solicitados por Instituições de Ensino Superior.

Foi monitora de cursos de formação na área do saneamento básico, avaliação de impactes ambientais e gestão de resíduos, promovidos por diversas entidades como a APDA, Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de águas.

Foi docente das disciplinas de «Sistemas de Resíduos» e «Análise de Impacto Ambiental», na licenciatura de Engenharia Civil e Ambiente, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo e da disciplina de «Tratamento de Resíduos Sólidos e Lamas», da licenciatura de Engenharia do Ambiente, da Escola superior de Biotecnologia da Universidade Católica do Porto.

serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile