Le Paris des photographes | Mur 19 | Anna
Ciclo CINEMA E FOTOGRAFIA: VISÕES ESPECTRAIS
Ciclo Cinema e Fotografia: Visões Espectrais
txt 0.875 data display
Horário: 18:30
Acesso: 3€; Estudante/Jovem, Maiores de 65 e Amigos de Serralves: 1,5€
O acesso ao Auditório da Casa do Cinema é feito pela Rua de Serralves nº 873, 30 minutos antes do início da sessão.
Le Paris des photographes
François Reichenbach
FR | 13 min. | 1962
Mur 19
Mark Rappaport
EUA | 22 min. | 1966
Anna
Pierre Koralnik
FR | 85 min. | 1967
Nesta sessão do ciclo apresentam-se três filmes que revelam
diferentes entendimentos sobre o olhar fotográfico, em particular aquele que é
tocado pelo fetichismo da atividade turística (que exotiza e erotiza a cidade),
pelo fetichismo cinéfilo (que deseja o film still como prolongamento do
contato efémero da experiência do cinema) ou, ainda, pelo fetiche da imagem
publicitária (que mercantiliza os corpos e os reduz a ícones). Uma sessão onde
se reflete sobre a potência do glamour (de
Hollywood e também da Nouvelle Vague) a partir de três filmes menos conhecidos
dos anos 1960, filmes esses que usam as obsessões dos seus protagonistas
(masculinos) por fotografias de estrelas do cinema (a cidade de Paris, Greta
Barbo e Anna Karina).
O primeiro título da sessão, do secreto cineasta francês François
Reichenbach, coloca uma questão: é Paris uma cidade fotogénica? Já Mur 19 é um dos
primeiros filmes do cineasta independente norte-americano (radicado em França)
Mark Rappaport e retrata a relação de Gerald Mur com uma imagem de Garbo. A longa-metragem,
realizada por Pierre Koralnik, chama para o título o nome da sua personagem
principal, que é igualmente o nome da sua atriz: Anna, de Anna
Karina. Esta é uma comédia musical que adapta para a realidade francesa dos
anos 1960 o musical clássico de Hollywood realizado por Stanley Donen, Funny
Face (Cinderela em Paris, 1957), com Audrey Hepburn e Fred Astaire. A
história é a da paixão de um agente publicitário pela imagem de uma rapariga
fotografada por acaso numa estação. Em busca da modelo desconhecida, o
apaixonado agente espalha por toda a cidade cartazes com o seu rosto ampliado.