Le Paris des photographes | Mur 19 | Anna

Ciclo Cinema e Fotografia: Visões Espectrais

Casa do Cinema
01 JUN 2021

Horário: 18:30

Acesso: 3€; Estudante/Jovem, Maiores de 65 e Amigos de Serralves: 1,5€

O acesso ao Auditório da Casa do Cinema é feito pela Rua de Serralves nº 873, 30 minutos antes do início da sessão.

Pad2 800x450 cover

Le Paris des photographes

François Reichenbach

FR | 13 min. | 1962

Mur 19

Mark Rappaport

EUA | 22 min. | 1966

Anna

Pierre Koralnik

FR | 85 min. | 1967


Nesta sessão do ciclo apresentam-se três filmes que revelam diferentes entendimentos sobre o olhar fotográfico, em particular aquele que é tocado pelo fetichismo da atividade turística (que exotiza e erotiza a cidade), pelo fetichismo cinéfilo (que deseja o film still como prolongamento do contato efémero da experiência do cinema) ou, ainda, pelo fetiche da imagem publicitária (que mercantiliza os corpos e os reduz a ícones). Uma sessão onde se reflete sobre a potência do glamour (de Hollywood e também da Nouvelle Vague) a partir de três filmes menos conhecidos dos anos 1960, filmes esses que usam as obsessões dos seus protagonistas (masculinos) por fotografias de estrelas do cinema (a cidade de Paris, Greta Barbo e Anna Karina). 

O primeiro título da sessão, do secreto cineasta francês François Reichenbach, coloca uma questão: é Paris uma cidade fotogénica? Já Mur 19 é um dos primeiros filmes do cineasta independente norte-americano (radicado em França) Mark Rappaport e retrata a relação de Gerald Mur com uma imagem de Garbo. A longa-metragem, realizada por Pierre Koralnik, chama para o título o nome da sua personagem principal, que é igualmente o nome da sua atriz: Anna, de Anna Karina. Esta é uma comédia musical que adapta para a realidade francesa dos anos 1960 o musical clássico de Hollywood realizado por Stanley Donen, Funny Face (Cinderela em Paris, 1957), com Audrey Hepburn e Fred Astaire. A história é a da paixão de um agente publicitário pela imagem de uma rapariga fotografada por acaso numa estação. Em busca da modelo desconhecida, o apaixonado agente espalha por toda a cidade cartazes com o seu rosto ampliado.